Notícias
19/12 - Prêmio Lélia Gonzalez é lançado em Brasília
As ministras Eleonora Menicucci, da SPM, e Luiza Bairros, da Seppir, assinaram termo de cooperação para edital de seleção de projetos que premiará o protagonismo de organizações de mulheres negras
Organizações da sociedade civil que atuam no enfrentamento ao racismo e sexismo, formadas por mulheres, poderão se inscrever no Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras. A premiação foi lançada nessa quarta-feira (18), em Brasília, pelas secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. As ministras Eleonora Menicucci, da SPM, e Luiza Bairros, da Seppir, assinaram termo de cooperação para realização do edital.
Para a ministra Eleonora, “o prêmio inova ao conferir protagonismo a grupos e organizações de mulheres, e não apenas a mulheres individualmente”. Menicucci assegurou que haverá empenho da SPM e Seppir “para que a seleção seja de altíssimo nível, tal qual o tamanho das mulheres negras do nosso país”.
A ministra da SPM ressaltou a homenagem à intelectual e ativista afro-brasileira, Lélia Gonzalez, que empresta seu nome ao prêmio. “O concurso de seleção de projetos leva o nome da grande mulher, historicamente reconhecida tanto no movimento de mulheres negras, como no movimento feminista, que é Lélia Gonzalez”, disse. “Lélia deu voz às mulheres negras que, secularmente, foram silenciadas pelo patriarcado racista que existe até hoje no nosso país e em todo o mundo”, finalizou.
Luiza Bairros, ministra da Seppir, salientou que o edital de seleção de projetos é resultado do trabalho executado pela SPM e Seppir de repasse de recursos para o fortalecimento de organizações da sociedade civil. “Quando se trata do combate à discriminação, seja racial, seja de gênero, não há trabalho que os governos possam fazer por si só que crie todas as possibilidades de mudança que nós queremos na sociedade. Existe uma dimensão do combate ao racismo e do combate ao sexismo que apenas as organizações da sociedade civil conseguem fazer”, afirmou.
Prêmio – O concurso pretende promover o reconhecimento das mulheres negras como sujeitos de direitos; articular ações voltadas para este grupo desenvolvidas pela sociedade civil e pelo governo federal; e disseminar experiências inovadoras executadas por organizações de mulheres negras. O Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras vem da necessidade de desenvolver estratégias que promovam a interseccionalidade de gênero e raça na implementação das políticas públicas.
Clique aqui e conheça detalhes do Prêmio Lélia Gonzalez.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres