Notícias
10/12 - Coordenação do Pró-Equidade de Gênero e Raça faz monitoramento no RS
Pró-Equidade certifica instituições que promovem a igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho. Ação é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR)
Empresas e instituições do Rio Grande do Sul (RS) participantes da 5ª edição do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça receberam a visita da coordenadora-geral de Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Simone Schäffer. A visita de monitoramento também contou com a participação de integrantes do Comitê Ad Hoc, formado por professoras e professores de núcleos de gênero de universidades brasileiras e que auxilia as atividades desenvolvidas no âmbito do programa.
Na quinta-feira (5/12), a equipe se reuniu com os Comitês Pró-Equidade da Prefeitura de Santa Rosa, do Grupo Hospitalar Conceição e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a coordenadora-geral da SPM foi acompanhada por Eduardo Schindler e Léa Epping, membros do comitê Ad Hoc.
No dia seguinte, sexta-feira (6/12), Simone Schäffer e Jussara Prá, também integrante do Ad Hoc, se reuniram com representantes da Prefeitura de Porto Alegre e da Eletrobras CGTEE – Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica.
O objetivo dos encontros foi analisar os planos de ação propostos pelas organizações, verificar ajustes e definir como serão executadas as ações. “Este foi um momento importante para esclarecer dúvidas que ainda persistiam na elaboração do Plano de Ação”, contou Simone Schäffer.
A representante da SPM afirmou, ainda, que estas reuniões contribuem para integrar a Coordenação do Pró-Equidade — formado pela equipe da SPM e pelos membros do Comitê Ad Hoc — com os comitês de Gênero e Raça das organizações. “Estes encontros reforçam a importância da participação de todas e todos no andamento do Programa”, explica Simone.
Programa
– Entre instituições e empresas públicas e privadas, 86 organizações estão participando da 5ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça. A iniciativa certifica, com selo próprio, organizações que adotam práticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.
A ação é coordenada pela SPM com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Saiba mais sobre o Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres