Notícias
29/11 - Nota da ministra Eleonora sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids
O Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído internacionalmente para unir forças em torno do combate ao preconceito sobre a doença, alerta para a prevenção do vírus HIV e divulgação dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids.
Embora no Brasil os homens sejam a maioria das pessoas infectadas, a diferença vem diminuindo ao longo dos anos. Em 1989, a razão de sexos (número de portadores de HIV dividido pelo de portadoras) era de cerca de 6 no sexo masculino para cada 1 caso no sexo feminino. Em 2011, chegou a 1,7 caso em homens para cada mulher.
Em números absolutos, há redução no número de crianças menores de cinco anos infectadas: passou de 846 casos, em 2001, para 745, em 2011. O resultado confirma a eficácia da política de redução da transmissão vertical do HIV (da mãe para o bebê). Quando todas as medidas preventivas são adotadas, a chance de transmissão vertical cai para menos de 1%. A cobertura de testagem anti-HIV em gestantes (2010/2011) é de 84%. A meta do governo é oferecer o teste para 100% das gestantes até 2015.
Quando as pessoas se transformam em sujeito de direitos elas também passam a reivindicar aumento dos serviços e melhoria na qualidade do atendimento. É isto que acontece com a política para o enfrentamento do HIV/AIDs no Brasil, referência mundial. O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, tem investido na qualidade de vida das mulheres soropositivas e portadoras do HIV, ampliando o acesso a serviços e capacitando profissionais de saúde sobre as relações de gênero, principalmente investindo em ações, programas e campanhas de prevenção, e distribuição intensiva de camisinhas masculinas e femininas. Neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, a SPM reforça o seu compromisso com a cidadania, o respeito e a dignidade das pessoas, em especial das mulheres, que vivem com o HIV/Aids.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres