Notícias
14/11 – ‘Mulher, Viver sem Violência’ inicia campanhas preventivas em todo o país
Com o slogan “Desperte para essa causa. Mulher, Viver sem Violência”, ações contínuas em TV, veículos impressos, internet e outros suportes buscam mobilizar a sociedade contra a impunidade e incentivam a denúncia e o acesso a serviços públicos
Sensibilizar, conscientizar, prevenir e enfrentar as diferentes formas de violências contra as brasileiras. Com essas diretrizes, o
programa ‘Mulher, Viver sem Violência’
, do governo federal, lançou nesta semana a primeira de uma série de campanhas publicitárias ininterruptas, que objetivam alertar a população sobre a violência doméstica e sexual e incentivar novas práticas, comportamentos e atitudes, voltados à igualdade de gênero.
A primeira das cinco campanhas continuadas de comunicação teve início na terça-feira (12/11), com o lema “Desperte para essa causa. Mulher, Viver sem Violência”. Filmes para televisão, spots para rádios e anúncios em jornais e revistas de diferentes segmentos inauguraram o esforço de mobilizar a sociedade brasileira.
As mensagens apontam a força das mulheres para alcançar seus objetivos e sonhos. Colocam o país ao lado delas no enfrentamento à violência e enfatizam: “Agredir física ou psicologicamente uma mulher é crime e dá cadeia”. De forma contundente, incentivam a denúncia à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), serviço gratuito e seguro, que funciona desde 2005 e soma três milhões e meio de atendimentos.
Assinada pela SPM, a campanha se soma aos esforços dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Inaugura um dos eixos do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, destinado à mudança cultural. Tem como propósito a sensibilização e conscientização sobre direitos, o alerta acerca da gravidade do fenômeno e a busca de adesão para o fim da impunidade. Junta-se à “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte”, a mobilização no período 2013-2014.
Coordenadas pela SPM e pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, as campanhas terão reforços, de três em três meses. Pretendem ampliar a visibilidade, engajar a sociedade na mudança de comportamentos frente à violência de gênero, desconstruir preconceitos e divulgar o Ligue 180 e a Lei Maria da Penha. E, principalmente, prestar informações à sociedade para a eliminação da violência contra as mulheres.
Garantia de direitos
– O programa ‘Mulher, Viver sem Violência’ foi lançado, em março deste ano, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pela ministra Eleonora Menicucci, da SPM. A iniciativa propõe, aos governos estaduais, estratégias para melhoria e rapidez no atendimento às vítimas da violência de gênero. Visa a integrar serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres