Notícias
26/06 - Ministra Eleonora participa de solenidade de posse do ministro Luís Roberto Barroso no STF
Com reconhecida trajetória de advocacia e academia, novo ministro assume cadeira do então ministro Ayres Britto
Com informações do STF
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participa, nesta quarta-feira (26/06), da cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). O ato será conduzido pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa.
Após 32 anos de advocacia, dentre os quais alguns com atuação na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso passa a ocupar cadeira de ministro da Corte, na vaga deixada em razão da aposentadoria do ministro Ayres Britto.
“Espero estar à altura da missão. Mudar da beca para toga é uma experiência que eu nunca vivi, de forma que eu vou aprender com humildade e com muito empenho o ofício de julgar”, afirmou o ministro na entrevista. Ele disse que durante toda vida foi advogado e professor, atividades que gostava muito de exercer. “Professor eu espero, na medida do possível, continuar a ser, mas advogado não mais”, completou.
O ministro ressaltou que a partir de agora deixará de ser participante no debate público de ideias em geral – papel escolhido por ele na vida acadêmica, profissional e como cidadão – “para ocupar um espaço com responsabilidades diferentes e talvez com pouco mais de recato, que é o que se espera e se exige de um juiz”.
Como advogado, Barroso já atuou em vários campos do direito. “O segredo da vida é procurar fazer bem feitas as grandes coisas e as pequenas coisas”, disse, ao afirmar ter feito habeas corpus, reclamações trabalhistas, divórcios, júris. “Mas não perdi meu eixo com o direito constitucional, o qual faz a transição entre o mundo político e o mundo jurídico”, observou. Segundo ele, o Direito Constitucional – campo de sua dedicação acadêmica – “passou da desimportância ao apogeu em menos de uma geração”.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@
sp
mulheres