Notícias
29/04 - Ministra Eleonora convida Rede Mulheres e Sustentabilidade a se engajar no enfrentamento à violência de gênero
No primeiro encontro do grupo constituído na Conferência Rio +20, ministra da SPM chama empresárias, empreendedoras e lideranças de setores corporativos a se somarem ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e à campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte”
“Não existe país sustentável que conviva com a violência contra as mulheres”, disse a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na abertura do 1º Encontro da Rede Mulheres e Sustentabilidade, nesta segunda-feira (29/04), em Brasília. O evento foi inaugurado pela ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e teve mediação da jornalista Rosana Jatobá.
Menicucci convidou o grupo, composto por 500 pessoas e criado na Conferência Rio +20, a aderir ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e à campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte”, ambos vinculados à SPM. “Queremos que vocês capilarizem essas iniciativas, pois as mulheres da Rede ascenderam nas empresas, detêm poder e status. Contamos com vocês para visibilizar iniciativas sobre equidade de gênero”, completou.
A ministra da SPM frisou que o mundo do trabalho é um dos espaços em que “as barreiras e as discriminações de gênero são mais visíveis e devem ser eliminadas”. E mencionou o caráter complexo da violência de gênero, inclusive nas relações de trabalho, pois “as mulheres até entram, mas a ascensão é muito mais difícil para elas”.
A ministra Eleonora pontuou o esforço do governo federal em estabelecer estratégias para enfrentar a violência de gênero, como a integração de serviços públicos a ser alavancada pelo programa “Mulher, Viver sem Violência”, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, em março passado. “Serão 26 Casas da Mulher Brasileira nas capitais e uma no Distrito Federal. Os serviços públicos não perderão a mulher no meio do caminho”, considerou a ministra ao se referir aos atendimentos a serem realizados pela segurança pública, saúde, justiça, assistência psicossocial e orientações para emprego e renda.
Ao final de sua saudação, a ministra Eleonora reiterou o convite para que as empresas privadas se incorporem ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça – ação da SPM que estimula a promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres -, e se tornem efetivamente sustentáveis. E destacou a trajetória feminista de Rosiska Darcy de Oliveira, ex-presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), alçada à Academia Brasileira de Letras (ABL), em meados deste mês, a qual integra a Rede Mulher e Sustentabilidade.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/spmulheres
e
@
sp
mulheres