Notícias
22/03 - Ministra Eleonora prestigia, nesta 6ª feira, II Mostra Nacional das Margaridas
Em Brasília, serão exposta e comercializada produção agroecológica e orgânica trabalhadoras rurais de todo o país. Promovido com o apoio da SPM, evento prosseguirá até domingo (24/03)
Mais de 300 agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário, acampadas, quilombolas, extrativistas, pescadoras, assalariadas rurais, entre outras, vão expor e comercializar produtos agroecológicos e orgânicos, em Brasília. A 2ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas será inaugurada, nesta sexta-feira (22/03), na presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), uma das instituições apoiadoras do evento.
Estarão presentes as ministras Marta Suplicy (Cultura) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República). O ato de abertura terá presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch, e da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Helena Ferreira Foro, entre outras autoridades.
Promovido pela Contag, pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e pelas Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags), o evento se estenderá até domingo (24/03). Estarão em evidência o trabalho produtivo das mulheres, das cinco regiões do Brasil, organizadas em grupos formais e informais, associações e cooperativas com diversidade de produção. Elas trabalham em cadeias de apicultura, artesanato, agroindústria familiar, processamento de frutas, horticultura, floricultura, na forma de manejo artesanal, extrativista e agroecológico.
A mostra tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da autonomia econômica, política e social das rurais, do campo e da floresta, gerar renda e visibilizar a produção de alimentos saudáveis feita por mulheres.
Oficinas e atrações culturais
– Na tarde de sábado (23/03), das 14h às 17h, a assessora especial para as Questões do Campo e da Floresta da SPM, Raimundinha Mascena, falará em uma mesa-redonda com trabalhadoras rurais acerca das políticas públicas para as mulheres.
No mesmo dia, estão previstas oficinas sobre acesso aos programas, ações e políticas públicas da agricultura familiar. Serão abordados temas como aproveitamento integral de alimentos, hortas em pequenos espaços, organizações produtivas de mulheres, políticas e ações socioambientais para populações extrativistas.
No domingo (24/03), haverá programações culturais durante todo o dia. A feira de produtos das mulheres rurais estará aberta durante todo o evento.
A mostra tem como parceiros: a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), o Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA), o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), o Conselho Nacional de Saúde, União Brasileira de Mulheres (UBM), a Rede de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe (Redelac) e a Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam).
Além da SPM, a mostra conta com o apoio da Caixa, do Governo do Distrito Federal, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e dos ministérios da Cultura, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente.
Abertura da 2ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas
Data: 22 de março de 2013 (sexta-feira)
Horário: 17h30 (abertura)
Local: Complexo Cultural da Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães) – Brasília/DF
2ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas
Data: 22 a 24 de março de 2013 (sexta a domingo)
Local: Complexo Cultural da Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães) – Brasília/DF
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/spmulheres
e
@
sp
mulheres