Notícias
18/03 – Em simpósio da Barnard College, ministra Eleonora fala sobre lideranças das mulheres
Organizado pela Barnard College, ligada à Universidade Columbia de Nova Iorque, encontro tratou de transformações na sociedade na política, economia, ciências, artes, mídia, entre outras áreas
Mais mulheres em postos estratégicos no poder Executivo e empresas públicas. Esse foi um dos temas abordados pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), no 5º Simpósio Global da Barnard College. O encontro ocorreu na segunda-feira (18/03), em São Paulo, reunindo lideranças que transformam o país nas ciências, economia, política, mídia, artes, entre outras áreas.
Em sua exposição, a ministra Eleonora registrou que o governo da primeira mulher na presidência do país, Dilma Rousseff, alterou os espaços de poder. “No Brasil, temos agora mulheres em ministérios fortes. Estão: na Casa Civil (Gleisi Hoffmann); no Planejamento, Orçamento e Gestão (Miriam Belchior); nas Relações Institucionais (Ideli Salvatti); no Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Tereza Campello); no Meio Ambiente (Izabella Teixeira); na Cultura (Marta Suplicy); nos Direitos Humanos (Maria do Rosário); na Igualdade Racial (Luiza Bairros); na Comunicação Social (Helena Chagas); e Secretaria de Políticas para as Mulheres, da qual sou titular. É um número inédito, de dez mulheres, numa proporção de 27%. Além disso, temos a Graça Foster, na Petrobras", listou Menicucci.
Ela lembrou o valor simbólico da eleição da presidenta Dilma por ter alterado a percepção da população brasileira sobre os lugares de poder e comando que as mulheres podem ocupar. Contou que a presidenta da República figura como personalidade feminina mais citada no 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, desbancando ícones como Cleópatra e Joana D'Arc.
Debora Sparr, reitora da Barnard College, salientou o papel da educação. "Minha hipótese é que as mulheres conduzem as coisas de uma maneira diferente, não necessariamente melhor ou pior. E que precisamos educar as novas gerações nesse sentido". E frisou o exemplo dado pelo Brasil ao eleger sua primeira presidenta da República. "Dilma é inspiradora não só para o Brasil, mas para o mundo".
O 5º Simpósio Global da Barnard College, vinculada à Universidade Columbia de Nova Iorque, trouxe à tona as conquistas, os direitos e os desafios, tendo como tema “Mulheres que mudam o Brasil”.
Em sua apresentação, a ministra fez referência a ações do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, que tem por objetivo a promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas e instituições por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. Contando quatro edições, o programa já atingiu cerca de 800 mil trabalhadoras e trabalhadores.
O 5º Simpósio Global “Mulheres que mudam o Brasil” teve a presença de: Panmela Castro (Rede Nami, organização que usa a arte de rua para promover os direitos das mulheres), Petra Costa (cineasta e atriz), Nilcéa Freire (Ford Foundation no Rio de Janeiro), Maria Cristina Frias (membro do Conselho e colunista da Folha de S.Paulo), Michelle Gadsden-Williams (Diversidade e Inclusão do Credit Suisse AG, com sede em Zurique, na Suíça), Kátia Lund (diretora de cinema e roteirista brasileira), Adriana Machado (a primeira mulher a atuar como presidente e CEO da GE Brasil), Duilia de Mello (professora associada de Física e coordenadora do programa Ciência sem Fronteiras na Catholic University of America), Mayra Avellar Neves (Força Favela), Mônica Waldvogel (jornalista e produtora do "Entre Aspas"), Mayana Zatz (professora titular de Genética Humana e Médica e diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco em doenças genéticas da Universidade de São Paulo), Debora L. Spar (reitora do Barnard College) e Kathryn Kolbert (diretora Constance Hess Williams ‘66 do Athena Center for Leadership Studies e professora titular de estudos de liderança do Barnard College).
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/spmulheres
e
@
sp
mulheres