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11/03 – SPM e parceiros divulgam resultado do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

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Publicado em 11/03/2013 08h32 Atualizado em 11/03/2013 08h43
Parte do Programa Mulher e Ciência, iniciativa teve recorde de participação: 5.134 inscrições
8º prêmio construindo a igualdade de gênero
Mais de cinco mil inscrições e mais participação de estudantes autodeclarados negros e negras. Essa é a marca do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujo resultado foi divulgado na sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. O concurso de redações, artigos e projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas de ensino médio registrou 5.134 inscrições – um aumento de 29% em relação à edição passada, que teve 3.965 participações.
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), considera exitosa a oitava edição do concurso por ter registrado a maior participação desde a criação, em 2005. “Neste Dia Internacional da Mulher, estamos anunciando vencedoras e vencedores do concurso com a satisfação de ter batido um recorde de participação. Alegro-me duplamente pela inscrição expressiva de negras e negros. A ampliação das matrículas escolares no ensino médio e na universidade, por meio das cotas raciais e sociais, diversifica escolas e universidades e isso se refletiu na competição”, diz a ministra Eleonora.
Na categoria “Mestre e Estudante de Doutorado” foram 237 inscritos; “Graduado Especialista e Estudante de Mestrado”, 417; e “Estudante de Graduação”, 304. Ao todo, a comunidade universitária enviou 958 artigos científicos. Estudantes de Ensino Médio enviaram 4.100 redações. Na modalidade “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”, concorreram 76 projetos.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. Instituído no âmbito do Programa Mulher e Ciência, é promovido pela SPM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNPq)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação e ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
Resultado Final
Categorias Estudantes de Ensino Médio e Escola Promotora da Igualdade de Gênero
A Comissão Julgadora destas duas categorias escolhida dentre docentes e pesquisadoras deste campo temático foi presidida pela professora Dra. Olgamir Amância Ferreira da Universidade de Brasília e Secretária de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal, e pelas docentes: Bruna Andrade Irineu – Universidade Federal do Tocantins; Constantina Xavier Filha – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Dayana Brunetto C. dos Santos – Secretaria de Educação do Estado do Paraná; Tânia Mara Campos de Almeida – Universidade de Brasília e radialista Mara Régia Di Perna da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher Isis Tavares Neves.
Foram escolhidas 17 redações: três na etapa nacional e uma por unidade da federação na categoria estudante do Ensino Médio:.
Agraciados e agraciadas no 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Na categoria “Estudante de Ensino Médio”
Etapa Nacional

Etapa Nacional

UF

Nome da(o) Agraciada(o)

Título da Redação

Escola

Orientadora(or)

SP

Karine Rafaela Sampaio da Silva

A mulher de todos os tempos

EE Professor Vicente Ferreira dos Santos

Luiz Guilherme

MS

Tairine Aparecida Tiburcio de Oliveira

Mulheres Itacira resgatando Desigualdades

Escola Estadual Vespasiano Martins

-

MG

Leandro Ferreira Pires

O Homem que dança: vivenciando no corpo, o acordo e desacordo.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Curvelo

Adriano Goncalves da Silva

Etapa da Unidade da Federação

UF

Nome da(o) Agraciada(o)

Título da Redação

Escola

Orientadora(or)

AL

Danielle Stéphanny Pereira de Alcântara

O Confronto

Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca

-

BA

Bruna Lais dos Santos

Mãe Maria, uma mulher do campo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Santa Inê

Derneval Ferreira Andrade

ES

Camila Crivilin  de Almeida

Ó Abre Alas

Centro Educacional Leonardo Da Vinci

Lucio Alves Vieira

MA

Mardiani da Silva de Alencar

Relatos de Marias

Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó

-

AP

Igor Costa

A equidade de Gênero: Uma nova luta de igualdade entre sexos nas profissões

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

Karoline Fernandes Siqueira

PA

Natália Freitas Araújo

O fim da Fragilidade Feminina

Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará

Miranilde Oliveira Neves

PE

Daniele Bruna Belarmino Ferreira

O Ser humano, o estranho ímpar

Colégio Grande Passo

Josete Oliveira Targino

PI

Renato Souza Vieira

Três de Maio de 1932

Escola Santa Angelica

-

PR

Henrique Gabriel Barroso

A prisão de minha vida

Colégio Universitário

Sandra Arcuri

RJ

Ana Carolina Corrêa Pereira Haber

O Jogo da Minha Vida

Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé

Paulo Henrique Dantas Pinto

RN

Ana Karolina Vieira Holanda

Igualdade de Gênero no Brasil: apesar das conquistas, ainda há uma longa estrada a ser trilhada

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Aleksandre Saraiva Dantas

RS

Larissa D'Avila Bianchi

Os tempos em Luxemburgo

Colégio São José

Tatiane Kaspari

SC

Gabriela Dialencar Reitz

Quem se define se limita

Fundação Universidade Regional de Blumenau

-

TO

José Victor Pinto Dias

Batalhas e esforços: Ingredientes de grandes mulheres

Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini

Caroline Stephanie Aguiar

Na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero foram escolhidos sete projetos, discriminados abaixo:
Projetos vencedores na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero

UF

Nome da Escola Promotora

Projeto Pedagógico

PR

Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza

Escola Promotora da Igualdade de Gênero

ES

Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM

PROJETO DE EXTENSÃO “DISCUTINDO GÊNERO, VIOLÊNCIA E SAÚDE NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA”

MG

Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano

RELAÇÕES DE GÊNERO: CONSTRUINDO PONTOS DE VISTA NÃO PRECONCEITUOSOS

TO

Centro de Ensino Médio de Gurupi

ESCOLA SEM HOMOFOBIA: REFLETINDO SOBRE CONCEITOS, PRECONCEITOS, POSTURAS E VALORES

PB

Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos

EDUCAÇÃO PARA A EQUIDADE DE GÊNERO: MULHERES, PROTAGONISTAS DE SUA HISTÓRIA

PE

Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima

DISCUTINDO GÊNERO NA ESCOLA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS

RJ

Colégio Estadual Almirante Frederico Villar

WORKSHOP: DIVERSIDADE DE GÊNERO: mudanças de paradigma na sociedade contemporânea

A Comissão Julgadora das categoria estudante de graduação, graduado, especialistas e estudantes de Mestrado e mestre e estudante de doutorando tiveram a seguinte comissão: Bila Sorj, (UFRJ), presidente da Comissão, Ana Paula Vosne Martins (UFPR), Estela Maria Motta Lima Leão Aquino (UFBA), José Eustáquio Diniz Alves (IBGE/ENCE), Lúcia Mercês de Avelar (Unicamp), Mary Jane Spink (PUC/SP) e Miriam Pillar Grossi (UFSC). Ao final a Comissão deliberou pela escolha dos artigos discriminados abaixo por categoria:
Categoria Mestre e Estudantes de Doutorado
Juliana Cristina Teixeira (UFMG) com o artigo: As patroas sobre empregadas: discursos classistas e saudosistas das relações de escravidão. Orientador prof. Alexandre de Pádua Carrieri.
Carolina Braz de Castilho e Silva (UFRGS) com o artigo Gênero e Pluriatividade na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul: um estudo sobre Veranópolis e Salvador das Missões. Orientador prof. Sérgio Schneider.
Categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado:
Mariana dos Santos Parra (PUC/SP) com o artigo Direitos Humanos e Direitos Coletivos – a violência doméstica e as mulheres indígenas no Brasil. Orientador prof. Rinaldo Sérgio Vieira Arruda.
Camilla da Silva Souza (UFPA) com o artigo Ataíde, aquele que se serve do outro: narrativas que compõem o imaginário homoerótico de Bacuriteua (PA). Orientador prof. Flávio Leonel Abreu da Silveira.
Categoria Estudante de Graduação:
Luna Borges Pereira Santos (UnB) com o artigo Diálogos entre feminismos e poder judiciário: a implementação da Lei Maria da Penha no DF como política pública de reconhecimento do direito das mulheres à não violência. Orientadora profa. Lia Zanotta Machado.
Helisangela Maria Andrade Ferreira (UFRPE) com o artigo Entre Usos e Táticas: a participação das blusas verdes nos espaços público e privado na cidade do recife (1932-1937). Orientadora profa. Giselda Britto Silva.
Comunicação Social

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
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      • Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos
      • Aplicativo “Clique Cidadania”
      • Formulário de Mapeamento de Lideranças Migrantes no Brasil
      • Publicações
      • Colegiados Municipais e Estaduais de Políticas e Ações para Migrantes
      • WhatsApp
      • COMIGRAR-MDHC
      • Cursos
      • Fórum Nacional de Lideranças Migrantes, Refugiadas e Apátridas (FOMIGRA)
    • Mortos e Desaparecidos Políticos
      • Inscrições II ENAFAM
      • Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - CEMDP
      • Pedido de desculpa: Vala Clandestina de Perus
    • Pessoa Idosa
      • Ações e Projetos
      • Publicações
      • Parcerias
      • Acervo Histórico
      • Consultorias
      • Programa Envelhecer nos Territórios
      • Programa Viva Mais Cidadania
      • Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
      • Editais
      • Auxílio Emergencial às ILPIs - Lei 14.018/20
      • Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI)
      • Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – CNDPI
      • Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos
      • Rede Nacional de Gestores Estaduais em Direitos Humanos da Pessoa Idosa
      • 6ª Conferência Nacional Dos Direitos da Pessoa Idosa
      • Principais Resultados dos Programas, Projetos e Ações (2023-2024)
      • Campanhas
    • Pessoa com Deficiência
      • Ações e programas
      • Doenças Raras
      • Publicações
      • Parcerias
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      • Novo Viver Sem Limite
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      • Referências Bibliográficas
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      • Programas de Equipagem e Ranque dos Municípios
    • Segurança Pública e Direitos Humanos
    • Participação Social
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      • .
  • Serviços
    • Denunciar violação de direitos humanos (Disque 100)
    • Denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180)
    • Protocolar documentos junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
    • Acessar o Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH)
    • Solicitar adesão ao Pró-DH – Conselho Tutelar
    • Equipar Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa
    • Solicitar adesão ao Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável
    • Acessar Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC_DH)
    • Solicitar pensão especial por isolamento e internação compulsórios de Hanseníase
    • Acompanhar requerimentos de Anistia Política
    • Receber assistência e proteção a testemunhas (PROVITA)
    • Registrar Ameaça de Morte contra Criança e Adolescente (PPCAAM)
    • Solicitar acesso ao Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência (SIPIA Conselho Tutelar)
    • Solicitar de inclusão no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH)
  • ObservaDH
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