Notícias
27/11 - Teleatendentes do Ligue 180 têm atualização sobre procedimentos em casos de tráfico de pessoas
Nesta terça-feira (27/11), a primeira turma das teleatendentes do Ligue 180 participou de quatro palestras, no Pavilhão das Metas, em Brasília. O treinamento prossegue até quinta-feira, com mais duas turmas.
"Realizamos capacitação das teleatendentes periodicamente, abordando os temas específicos do Ligue 180, entre eles o tráfico de pessoas", destacou a coordenadora da Central de Atendimento à Mulher, Clarissa Carvalho. Acrescentou que, nessa oficina, a SPM inovou com a participação da representante da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da infância e da Juventude (Asbrad), Dalila Figueiredo. A formação acontece no período da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
"Trouxe um pouco da experiência que temos no atendimento às vítimas de tráfico. A abordagem às pessoas que fazem a denúncia é muito importante. A atendente precisa ter uma relação de confiança e aceitar as informações que estão sendo prestadas, de forma atenciosa e mostrar tranquilidade. Também não deve prometer o que não poderá ser cumprido", apontou Dalila.
A delegada Vanessa Souza, chefe da Unidade de Repressão ao Tráfico de Pessoas da Política Federal, falou sobre a importância de se obter a maior quantidade de informações no momento da denúncia de tráfico de mulheres.
"Quanto mais detalhados forem os dados sobre quem fez o aliciamento, a localidade onde foi feito, melhor será a investigação policial", argumentou.
Atendimento presencial - A coordenadora-geral do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, Mariana Carvalho, repassou informações sobre os núcleos e postos para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, localizados nos aeroportos. Também discorreu sobre a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
As teleatendentes assistiram palestra sobre o programa de Proteção à Testemunha do governo federal. O tema foi abordado pela coordenadora-geral substituta de Proteção à Testemunha da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Bruna Ribeiro.
Com a oficina, a SPM pretende fornecer atualização e novos referenciais sobre tráfico de pessoas para as teleatendentes, a fim de melhorar a abordagem telefônica e acolhida das pessoas que procurarem o serviço no Brasil ou no exterior.
Atualmente, o Ligue 180 Internacional está disponível para Espanha, Itália e Portugal. Basta discar (Espanha) 900.990.055, (Portugal) 800.800.550 e (Itália) 800.172.211, digitar a opção 1 e informar à atendente, em Português, o número 61.3799.0180.
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/spmulheres
e
@
sp
mulheres