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07/11 - Guia do Plano Brasil Maior registra 9 mil consultas no primeiro ano
Serviço divulga ações de política industrial
O Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial no âmbito do Plano Brasil Maior, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), recebeu 9 mil consultas entre 1º de novembro de 2011 a 31 de outubro de 2012. A média do primeiro ano de funcionamento do serviço dirigido às empresas foi de 35 consultas por dia útil. Das seis modalidades disponíveis, três delas representam 80% das consultas: apoio financeiro (38%), apoio à inovação (22%) e incentivos e desonerações (20%). As três seguintes são apoio técnico (11%), apoio à exportação (7%) e defesa comercial (2%).
A ferramenta traz cerca de 250 instrumentos cadastrados, de 54 órgãos e entidades de abrangência nacional, regional e estadual. Esses instrumentos abrangem as medidas lançadas pelo Plano Brasil Maior - política industrial do governo federal. Essas iniciativas e programas se somam para o desenvolvimento sustentável, ampliação de mercados, adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor e a criação e fortalecimento de competências críticas nas empresas industriais brasileiras.
Para o coordenador da Rede Nacional de Política Industrial (Renapi) da ABDI, Paulo Lacerda, o Guia superou o formato tradicional de outros catálogos semelhantes e se tornou um buscador de instrumentos personalizado para empresários e empreendedores. “É uma ferramenta de disseminação de informações sobre os instrumentos, seja com enfoque temático ou setorial do Plano Brasil Maior, seja com enfoque territorial dos agentes regionais e estaduais”. A equipe da Renapi e parceiros promoveram 59 apresentações do Guia, em diferentes eventos e reuniões.
Perfil
- Em relação ao perfil do consultante, mais de 86% das consultas são realizadas por pessoas ligadas a empresas privadas, cerca de 6% de órgãos de governo, 5% ligadas a instituições de ensino e pesquisa e os 3% restantes ligados a entidades de classe. Quando o setor é selecionado, os cinco mais consultados representam cerca de 45% das consultas: tecnologias da informação e comunicação (14%); agroindústria (9%); calçados, têxtil e confecções (8%); comércio e serviços pessoais (7%); e automotivo (6%). Aproximadamente 21% das consultas não especificam o setor produtivo.
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR