Notícias
26/10 – Na Argentina, SPM participa de oficina sobre gênero em situações de desastres e emergências
Publicado em
26/10/2012 13h34
Atualizado em
26/10/2012 15h05
Grupo estuda questões de gênero em contextos humanitários e compartilha experiências existentes no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina
Capacitar profissionais do Cone Sul especializados em gênero para agir em situações de desastres da natureza. Esse foi o propósito da Oficina sobre Programação em Igualdade de Gênero e Violência Baseada em Gênero (VBG) na Ação Humanitária - Países do Cone Sul realizada de 16 a 18 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina, com o apoio do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA). O governo brasileiro esteve representado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e pelo Ministério da Saúde.
“Em situações de grandes desastres, pensamos apenas que as pessoas precisam de alimento, água e medicamentos. Mas há outros elementos da cidadania e dos direitos humanos que transcendem a isso. O que era feito em situações emergenciais era de forma pontual disponibilizando a rede de atendimento da SPM e com doações”, avaliou Luciana Santos, assessora técnica em complexidade intelectual da SPM, que participou da oficina.
Segundo ela, a oficina ampliou as possibilidades de atuação da Secretaria para “atuar de forma mais planejada e articulada com outros ministérios nas situações desastres e emergências”, pontuou a assessora da SPM.
O grupo recebeu informações de como é possível inserir as questões de gênero nos contextos humanitários. Foram apresentadas ferramentas e diretrizes sobre a temática, com destaque aos mecanismos que podem atuar para respostas mais efetivas durante desastres e emergências.
As representações dos países expuseram suas experiências e propuseram soluções para propor o desenvolvimento de planos de ação e prevenção de acordo com a realidade de cada país. Dentre elas, destacam-se: mapeamento de ferramentas (manuais, cartilhas, planos) que já trabalham com desastre; identificação e acionamento de parcerias que podem atuar em desastres com o tema de gênero; promoção de seminários de mobilização e capacitação com o tema; revisão dos guias com o enfoque de gênero para orientação de profissionais que atuam com o tema; elaboração de manual de prevenção à violência de gênero para as pessoas em situação de abrigamento; e elaboração de cartilha com a inserção da transversalidade dos temas de gênero, saúde sexual e reprodutiva.
Também foi proposta a criação de desenhos para instalação de albergues e abrigos que atendam as questões de gênero, a fim de facilitar a identificação rápida da população.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR