Notícias
24/10 - Na Guatemala, SPM participa de encontro sobre saúde das mulheres e das crianças
Publicado em
24/10/2012 09h37
Atualizado em
24/10/2012 09h38
Reunião regional tem como objetivo contribuir para políticas públicas voltadas à redução da mortalidade infantil e materna
O Brasil participa até esta quarta-feira (24/10), em Antigua, na Guatemala, da Reunião Regional para o Fortalecimento da Informação e Prestação de Contas sobre Saúde das Mulheres e das Crianças. A delegação brasileira é composta por representação parlamentar, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
O encontro tem como objetivo fortalecer informações e prestação de contas acerca das políticas estabelecidas para a saúde das mulheres e das crianças, a fim de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 4 e 5 - reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde da mulher, respectivamente.
De acordo com a coordenadora-geral de Programas e Ações de Saúde e Participação Política, Elizabeth Saar, o primeiro dia da reunião, que se iniciou na segunda-feira (22/10), foi dedicado à apresentação de metodologias e instrumentos para prestação de contas de políticas públicas, monitoramento de resultados e avaliação de estatísticas na região da América Latina e Caribe.
Na terça-feira (23/10), o Brasil teve destaque na mesa "Vigilância e resposta à mortalidade materna", quando foram apresentadas as ações do governo federal por meio do tema: "Rede Cegonha - Um modelo efetivo de vigilância e resposta à mortalidade materna". Nesta quarta-feira (24/10), o Brasil vai moderar a mesa "Inovação sobre o uso de tecnologia de informação".
A Reunião Regional para o Fortalecimento da Informação e Prestação de Contas sobre Saúde das Mulheres e das Crianças é promovida pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da OPAS, ONU Mulheres, Unicef, UNFPA, Banco Mundial, Usaid, pela Aliança Neonatal, pelo Centro Latino-americano de Desenvolvimento e pela organização Family Care International.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR