Notícias
24/10 - Ministra Eleonora Menicucci é homenageada pelo 2º Fórum Mulheres em Destaque
Publicado em
24/10/2012 16h05
Atualizado em
24/10/2012 16h39
Distinção foi recebida pela chefe de Gabinete da SPM, Linda Goulart, em evento que tem como objetivo ampliar a plataforma de discussão para o aprimoramento da carreira da mulher executiva
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), foi homenageada, nesta quarta-feira (24/10), no 2º Fórum Mulheres em Destaque, em São Paulo. Ela é considerada uma das brasileiras em evidência na última década. A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu homenagem de honra.
A distinção à ministra da SPM foi recebida pela chefe de Gabinete da SPM, Linda Goulart. “A ministra Eleonora assumiu dizendo e demonstrando que é ministra de todas as mulheres, desde mulheres de destaque como as aqui presentes, até as mulheres esquecidas, como as do campo e da floresta, das periferias”, considerou.
Para o público composto de lideranças empresariais, Linda registrou o compromisso da SPM com o empoderamento feminino e a igualdade de gênero. “As políticas e programas deixam claro que a SPM é uma Secretaria voltada às mulheres independentemente de sua preferência sexual. É uma Secretaria para as mulheres que precisam ter oportunidades no mundo do trabalho”.
Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria, a chefe de Gabinete enfatizou o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça destinado às empresas públicas e privadas. “Temos um programa que nos orgulha muito que é o Pró-Equidade, que é um compromisso formal e monitorado de proporcionar condições para as mulheres no local de trabalho. Peço a todas as presentes, que são líderes em suas áreas, que procurem levar esta ideia a suas empresas e associações, e que divulguem o serviço de enfrentamento à violência, que é o Ligue 180”, salientou Linda Goulart.
Em seu discurso o coordenador do Grupo de Trabalho e Gênero do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alexandre Weishaupt Themé, falou sobre a realidade das trabalhadoras na instituição. “No BNDES um terço do corpo funcional é feminino. Temos 38% de mulheres em cargos de confiança. Isso, num primeiro momento é muito interessante. Mas, numa segunda análise, vemos que é necessária uma análise qualitativa. O BNDES não possui uma vice-presidenta, mas já teve no passado. Hoje, o máximo que uma mulher comanda na instituição é uma superintendência”, contou.
Themé listou as ações do BNDES para aumentar a valorização do espaço e do trabalho das mulheres por meio de iniciativas estabelecidas no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da SPM. “Procuramos avançar e reconhecer o espaço das mulheres com ações de comunicação institucional e com a transversalidade das ações de gênero, mas não apenas de gênero, como também de diversidade. Nos 16 dias de Ativismo, por exemplo, num ano exibimos o filme ´A incrível História da Mulher que Mudou de Cor´. Noutro ano, organizamos uma caminhada na qual amarrávamos uma fita branca em homens para simbolizar a participação masculina contra a violência contra a mulher”, completou.
Mulher executiva
- O Fórum Mulheres em Destaque é organizado com o objetivo de ser a maior plataforma de discussão para o aprimoramento da carreira da mulher executiva. É voltado para discutir soluções e desafios do posicionamento da mulher executiva e suas influências no processo evolutivo da sociedade como um todo.
As palestras são focadas na educação corporativa e os temas deste ano são: Empreendedorismo, Coaching, Etiqueta Corporativa, Gestão e Retenção de Talentos Femininos, Produtividade, Trabalho em Equipe, Liderança e um Talk Show sobre experiências de sucesso.
Clique
aqui
para ver a Programação da 2ª edição do “Fórum Mulheres em Destaque”
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR