Notícias
19/10 – Ministra Eleonora aponta desafios para políticas públicas a partir de indicadores de gênero e uso do tempo
Em abertura de encontro, ministra das Mulheres salienta realidade de mulheres por trás dos dados e necessidade de avanço na inclusão de gênero em agenda de sustentabilidade
“Os dados e as pesquisas feitas pelo IBGE e IPEA mostram os desafios que se apresentam para a implementação das políticas públicas. E o desagregar desses dados nos revelam o que há por trás dos números”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na abertura do seminário “Uso do Tempo e Políticas Públicas de Cuidado: reflexões para uma agenda de desenvolvimento sustentável”.
De acordo com a ministra Eleonora, por trás dos dados há histórias de vida, rostos, cores, pobreza e sofrimentos. “E conhecê-los é fundamental para enfrentarmos os desafios que estão postos”. A ministra lembrou que a parceria firmada entre o governo federal e a Cepal é estratégica “para avançarmos no debate sobre o desenvolvimento sustentável fundamentalmente para estudarmos as estratégias e políticas voltadas para as mulheres”.
O encontro se encerrará nesta sexta-feira (19/10), em Brasília. O seminário é realizado pela SPM em parceira com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e com o apoio do Comitê Técnico de Estudos de Gênero e Uso do Tempo (CGUT). Durante a solenidade de abertura do seminário, a diretora do Escritório Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo, afirmou que a agenda da OIT, desde o final da década de 1990, está voltada para que haja igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho.
“É fundamental a repactuação no uso do tempo na questão de gênero. O modelo de ocupação tradicional do trabalho - que tem como base a mulher cuidadora e o homem provedor - é um modelo em crise e não responde à questão da presença da mulher no mundo do trabalho”, salientou Laís Abramo.
“Sabemos que, no Brasil, as mulheres saíram para o mercado do trabalho e o que ganharam foi a dupla jornada”, apontou o diretor do escritório de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Rafael Osório. Ele frisou que é importante conhecer quantas horas as pessoas se dedicam aos afazeres domésticos e que as pesquisas permitem o avanço na questão do uso do tempo.
Já a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, assinalou que as mulheres têm dedicado muito mais tempo que os homens aos afazeres domésticos e que essas atividades precisam ser remuneradas. “Mas também precisamos conhecer quais são as características e qual raça e etnia dessas mulheres que se encontram no trabalho reprodutivo, que é complexo”.
Sustentabilidade
- A relação de trabalho não remunerado com a nova dinâmica da sustentabilidade também foi abordada no primeiro dia de debate do seminário. A assessora especial da SPM Sônia Malheiros destacou a forma como esse tema é colocado em fóruns, como a Rio +20. Para ela, é preciso colocar o uso do tempo e a igualdade de gênero na pauta do documento final desse tipo de encontro. “Precisamos chegar nesses acordos de forma mais atuante, pois é na confecção desses documentos que os acordos são firmados,” considerou Sônia Malheiros.
Ainda sobre o tema, a diretora de Divisão de Estudos de Gênero da Cepal, Sonia Montaño, elogiou a forma como esse tema vem sendo tratado no país. “O Brasil é um exemplo de como as mulheres podem chegar ao poder. Aqui essa prática está cada vez mais comum”, avaliou.
E sinalizou que essa realidade deve ser levada ou influenciar outros países da América Latina e Caribe. “Não é possível que o conhecimento acumulado nas conferências fiquem nas fronteiras. É preciso disseminá-las”, animou. Sonia Montaño assinalou, ainda, que é necessário estar presente em fóruns internacionais com bons argumentos para assegurar as ações de gênero nos documentos finais das conferências.
Seminário “Uso do Tempo e políticas públicas de cuidado: reflexões para uma agenda de desenvolvimento sustentável”
Dias: 18 e 19 de outubro de 2012
Horário: das 9h às 18h
Local: Hotel Lakeside (Setor de Hotéis de Turismo Norte, Trecho 1, lote 2, sala Flagger) -Brasília/DF
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR