Notícias
11/10 – Goiás reforça divulgação do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Concurso debate as questões de gênero no ambiente escolar e recebe inscrições até 19 de outubro
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) está dando continuidade à divulgação do
8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
. Na terça-feira (09/10), a coordenadora-geral dos Programas de Educação e Cultura da SPM, Hildete Pereira, participou do lançamento do Prêmio no Colégio da Polícia Militar - Unidade Hugo Carvalho Ramos, em Goiânia.
Durante a palestra “Uma educação para a Igualdade”, Hildete estimulou os alunos a participarem do concurso não somente pela possibilidade de premiação, mas também pela oportunidade da realização de pesquisa, gerando desenvolvimento intelectual e cultural. “A redação possibilita que os alunos pensem nas questões de gênero e busquem um maior conhecimento sobre como a igualdade entre homens e mulheres”, afirmou.
Também estiveram presentes na solenidade o superintendente de Ensino Médio de Goiás, Fernando Pereira dos Santos, a secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis, estudantes e representantes de escolas participantes do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.
A professora Maria José do Nascimento, coordenadora do Projeto Dinamizando Gênero GEGES, do Centro Educacional Profissional Sebastião de Siqueira (CEPSS), de Goiânia, falou sobre as principais atividades do projeto que fizeram o CEPSS ganhador do VI Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Ano 2010.
A secretária Gláucia Maria Teodoro disse que a iniciativa vai além do simples ato de participar do prêmio. “Precisamos trazer as questões de gênero para a sociedade e incluí-las nos currículos escolares”, afirmou. Para ela, a ação desperta a curiosidade dos alunos, onde pessoas e situações podem servir de inspiração para a pesquisa.
Educação inclusiva
- Em sua oitava edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições até 19 de outubro de 2012. As últimas sete edições tiveram a participação de 20 mil estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação.
Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; e graduadas e graduados, especialistas, mestras e mestres. As premiações destinadas a essas categorias são computadores e equipamentos de informática (para estudante de ensino médio), bolsas de iniciação científica (para ensino médio e superior), bolsa de mestrado e doutorado, além de valor em dinheiro para as três modalidades de participação do ensino superior: estudante de graduação; graduada e graduado, especialista e estudante de mestrado; e mestra e mestre e estudante de doutorado. Ao todo, as três categorias irão receber R$ 46 mil.
A premiação também é aberta a escolas públicas e privadas de ensino médio, que realizam projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, nas suas interseções com o enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual.
Parceria
- O 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da SPM-PR, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero. A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, da SPM.
Mais informações:
http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html
Participe das redes sociais:
/spmulheres
e
@
sp
mulheres