Notícias
25/09 – Goiás mobiliza universidades e escolas para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Publicado em
25/09/2012 09h43
Atualizado em
25/09/2012 10h23
Ato de mobilização aconteceu na capital do estado e mobilizou escolas e universidades
Acesse aqui
ao vídeo da apresentadora Maria Paula
Estudantes de universidades e escolas públicas e privadas do estado de Goiás conheceram, em 18 de setembro, os critérios de participação do
8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
. O ato de mobilização aconteceu na Pontifícia Universidade Católica (PUC–GO), em atividade organizada pela Secretaria da Mulher de Goiânia com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Durante o evento, a coordenadora-geral de Educação e Cultura da SPM-PR, Hildete Pereira, incentivou a participação de estudantes no concurso. “O importante é conscientizar sobre as questões de gênero e despertar nos jovens o interesse pelo tema, não só para discutir mas também para se descobrir dentro desse universo”, explica.
Para incentivar mais ainda a participação no concurso, foram convidadas as pessoas que venceram as edições anteriores para falarem sobre a experiência que tiveram ao participar e vencer o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Em Goiânia, a estudante Bárbara Wendel falou o motivo pelo qual se interessou pelo concurso. “Sempre me indignou ouvir piadas machistas de quem quer que fosse. Mais, ainda, ver que as mulheres riam das piadas. Assim quando vi o cartaz informando do concurso, logo me interessei. Afinal era algo que eu tinha contato diariamente”, relatou.
Para Hildete, os depoimentos têm o valor de expressar as diferentes motivações das pessoas em participar do concurso. Ela destaca a mensagem da estudante Bárbara:“Esse é exatamente o sentimento que queremos causar nas pessoas”.
Educação inclusiva
- Em sua oitava edição, o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições até 19 de outubro de 2012. As últimas sete edições tiveram a participação de 20 mil estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação.
Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; e graduadas e graduados, especialistas, mestras e mestres. As premiações destinadas a essas categorias são computadores e equipamentos de informática (para estudante de ensino médio), bolsas de iniciação científica (para ensino médio e superior), bolsa de mestrado e doutorado, além de valor em dinheiro para as três modalidades de participação do ensino superior: estudante de graduação; graduada e graduado, especialista e estudante de mestrado; e mestra e mestre e estudante de doutorado. Ao todo, as três categorias irão receber R$ 46 mil.
A premiação também é aberta a escolas públicas e privadas de ensino médio, que realizem projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, nas suas interseções com o enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual.
Parceria
- O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da SPM-PR, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero. A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, da SPM.
Mais informações:
http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR