Notícias
18/09 - Goiás e Bahia mobilizam universidades e escolas públicas para divulgar 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e parceiros, concurso prorrogou inscrições até 19 de outubro de 2012
A divulgação do
8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
está sendo intensificada esta semana em dois estados: Goiás e Bahia. Coordenadas pelos organismos de políticas para as mulheres e apoiadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), as ações têm foco na mobilização de escolas públicas e universidades para a participação no concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos sobre relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. A iniciativa é voltada a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica.
A coordenadora-geral de Educação e Cultura da SPM, Hildete Pereira, destaca que os eventos nos estados possibilitam uma melhor divulgação do prêmio e permitem que alunas, alunos e professores tomem conhecimento do concurso. Ela lembra ainda que o prazo para as inscrições foi prorrogado até o próximo dia 19 de outubro.
Nesta terça-feira (18/9), em Goiânia (Goiás), Hildete se reunirá com cerca de 400 estudantes, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), no setor Universitário, a partir das 19h30. Haverá exibição do
vídeo da atriz Maria Paula
sobre o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, distribuição de folhetos de divulgação e explicações acerca das possibilidades de participação, modalidades e premiações. As atividades são organizadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres de Goiânia.
Na quinta-feira (20/09), a diretora da SPM Rosangela Rigo estará em Salvador, onde se reunirá com representantes de várias secretarias estaduais, entre elas a da Educação, da rede pública e privada de ensino. O encontro terá a participação de reitores e reitoras de universidades públicas e privadas para divulgar o prêmio. A reunião ocorrerá, das 10h à 11h, na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia. Após, Rosângela Rigo ficará à disposição da imprensa para entrevistas.
Incentivo para educação inclusiva -
Em sua oitava edição, o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições até 19 de outubro de 2012. As últimas sete edições tiveram a participação de 20 mil estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação.
Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; e graduadas e graduados, especialistas, mestras e mestres. As premiações destinadas a essas categorias são computadores e equipamentos de informática (para estudante de ensino médio), bolsas de iniciação científica (para ensino médio e superior), bolsa de mestrado e doutorado, além de valor em dinheiro para as três modalidades de participação do ensino superior: estudante de graduação; graduada e graduado, especialista e estudante de mestrado; e mestra e mestre e estudante de doutorado. Ao todo, as três categorias irão receber R$ 46 mil.
A premiação também é aberta a escolas públicas e privadas de ensino médio, que realizem projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, nas suas interseções com o enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual.
Parceria -
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da SPM-PR, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero. A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, da SPM.
Atividades de divulgação do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
:
Goiânia/Goiás
Data: 18 de setembro de 2012 (terça-feira)
Horário: das 19h30 às 22h
Local: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Auditório do curso de Serviço Social, prédio da Biblioteca, Área I da PUC-GO, na esquina da rua 226com a 235 – Setor Universitário) – Goiânia/GO
Salvador/Bahia
Data: 20 de setembro de 2012 (quinta-feira)
Horário: das 10h às 11h
Local: Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia (av. Tancredo Neves, 776, 3º andar, no prédio do Desenbahia) – Salvador/Bahia
Mais informações no site: www.igualdadedegenero.cnpq.br
Assista
aqui
ao vídeo gravado pela apresentadora Maria Paula
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR