Notícias
14/09 - PA, PI, RJ e RS mobilizam rede de ensino público para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Concurso incentiva reflexões na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. Inscrições se encerrarão em 17 de setembro
A reta final das inscrições para o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero contou com o apoio dos organismos de políticas para as mulheres dos estados do Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro na mobilização das redes de ensino público. O esforço foi uma maneira de incentivar a participação de estudantes e escolas no concurso, cujas inscrições se encerrarão no próximo 17 de setembro.
No sul do país, as atividades ocorreram, em Porto Alegre, em 22 de agosto. A coordenadora-geral de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Hildete Pereira, visitou o Instituto de Educação Floriano Peixoto e a escola Júlio de Castilhos. Na ocasião, ela participou de debate, organizado pela SPM estadual, com estudantes, professoras e gestores de educação.
No Rio de Janeiro, a mobilização aconteceu em 27 de agosto. A atividade foi marcada pelo debate “Educar para a Igualdade”, tema desenvolvido por Hildete Pereira, da SPM, e os vencedores dos concursos anteriores, Artur Figueira e Marina Nucci, nas categorias Ensino Médio e Estudante de Mestrado. O evento foi realizado pela SPM, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social Direitos Humanos de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Direitos da Mulher (Sudim).
De acordo com Hildete, as ações nos estados podem ajudar no aumento do número de inscrições para o Prêmio. “O estado do Rio de Janeiro, como muitos outros, tem pouca participação no concurso. Precisamos intensificar e despertar o interesse de estudantes de todo o país para as questões de gênero, afinal, a escola também é responsável por essa conscientização”, afirma a coordenadora-geral de Educação e Cultura da SPM, Hildete Pereira.
A ação no Piauí foi realizada, em 30 de agosto, na sede do governo estadual: o Palácio Karnak. Com organização da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o encontrou teve presença da coordenadora-geral de Diversidade e Promoção da Igualdade da SPM, Lurdinha Rodrigues. “É uma forma de estimular o debate e desconstruir as desigualdades que colocam as mulheres em situação de desvantagem e violência”, avalia ela, que estava no estado também para cumprir representação da Secretaria em agendas para visibilidade lésbica.
Edição 2012
- O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. As inscrições estão abertas até 17 de setembro.
Podem participar da oitava edição do concurso estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; e graduadas e graduados, especialistas, mestras e mestres. São premiações: computadores e equipamentos de informática (para estudante de ensino médio), bolsas de iniciação científica (para ensino médio e superior), bolsa de mestrado e doutorado, além de valor em dinheiro para as três modalidades de participação do ensino superior: estudante de graduação; graduada e graduado, especialista e estudante de mestrado; e mestra e mestre e estudante de doutorado. Ao todo, as três categorias irão receber R$ 46 mil.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da SPM, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero. A iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, da SPM.
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR