Notícias
13/09 - Presidenta Dilma lança, nesta 5ª feira, Plano Brasil Medalhas 2016 - Olímpico e Paralímpico
Cerimônia acontecerá na presença de atletas e terá a presença da ministra da SPM, Eleonora Menicucci
A presidenta da República, Dilma Rousseff, vai receber nesta quinta-feira (13/09), no Palácio do Planalto, em Brasília, a delegação brasileira que competiu nas Paralimpíadas de Londres durante a cerimônia de lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016 - Olímpico e Paralímpico. A recepção terá a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
O Plano prevê investimentos do governo federal em modalidades olímpicas e paralímpicas, visando a preparação dos atletas e equipes técnicas para os Jogos Rio 2016. A delegação brasileira de atletas paralímpicos conquistou, em Londres, o sétimo lugar na classificação geral, com 43 medalhas – sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. Os números atingem a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Pela primeira vez, Brasil disputou 18 das 20 modalidades disponíveis no evento.
As mulheres ganharam 11 – três de ouro, quatro de prata e quatro de bronze – em esportes individuais. Terezinha Guilhermina (atletismo) e Shirlene Coelho (atletismo) ganharam o ouro; Jerusa Santos (atletismo), Lúcia Teixeira (judô) e Edenia Garcia (natação) receberam medalhas de prata; Jhulia Santos (atletismo), Michelle Ferreira (judô), Daniele Bernardes (judô) e Joana Silva (natação) conseguiram o terceiro lugar, conquistando o bronze em suas modalidades.
O grupo esportivo é composto por 182 atletas - 115 homens e 67 mulheres. Elas representam 37% da delegação, um aumento de 7,6% em relação aos Jogos Paralímpícos de Pequim, em 2008.
SPM e mulheres com deficiência
– Em agosto passado, as ministras Eleonora e Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), desejaram boa sorte para a delegação brasileira. “A cada dia, a SPM inclui e abraça essa causa. Precisamos fortalecer as políticas públicas para as pessoas com deficiência, em especial às mulheres com deficiência”, afirmou a ministra Eleonora para a delegação brasileira paralímpica, às vésperas das competições paralímpicas.
Na ocasião, Menicucci falou do compromisso da SPM com as mulheres com deficiência, por meio da criação da Coordenação de Diversidade e Promoção da Igualdade, e de cooperação técnica firmada, em março deste ano, com a SDH em favor das mulheres com deficiência, mulheres idosas e prevenção do tráfico e da exploração sexual de meninas e mulheres durante a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR