Notícias
29/06 - SPM participará de reunião da Cepal, no Equador, sobre população e desenvolvimento
Publicado em
29/06/2012 20h38
Atualizado em
29/06/2012 20h41
No encontro, que ocorre na próxima semana, em Quito, Comitê Especial da Cepal vai apresentar o documento “População, Território e Desenvolvimento Sustentável”
De 4 a 6 de julho, o Comitê Especial da Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (Cepal) sobre População e Desenvolvimento reunirá os Estados-membros e associados em Quito, Equador. O encontro terá a participação de delegação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), chefiada pela secretária-executiva, Lourdes Bandeira, e composta pela secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares, e a assessora especial Sônia Malheiros.
Durante os três dias, serão debatidos assuntos relevantes para a América Latina e Caribe em matéria de população, território e desenvolvimento sustentável. Entre as temáticas em destaque, estão: censos de 2010, principais tendências demográficas da região e suas consequências, envelhecimento e os direitos dos idosos, povos indígenas, populações afrodescendentes da América Latina e migração internacional e interna.
A comissão especial também vai abordar o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994) para o período posterior a 2014 na América Latina e Caribe e o Plano de Ação Regional Latino-Americano e do Caribe sobre População e Desenvolvimento, surgido em conferência regional realizada no México em 1993.
A CEPAL vai apresentar, ainda, o documento “População, Território e Desenvolvimento Sustentável”, elaborado em colaboração com o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), que servirá de base aos debates de delegadas e delegados. O informe avalia os vínculos entre a localização e a mobilidade da população e o desenvolvimento sustentável, em diferentes tipos de territórios existentes na América Latina e Caribe.
Temas em evidência - A coordenação da reunião estará com a secretária-executiva da CEPAL, Alicia Bárcena. Entre os convidados especiais, estão o presidente do Equador, Rafael Correa, e o diretor-executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin. O encontro é organizado pela CEPAL com o apoio do governo da República do Equador e do escritório regional para a América Latina e Caribe do UNFPA.
No âmbito do tema central do encontro, acontecerão cinco mesas-redondas, distribuídas nas seguintes áreas:
- População, território e desenvolvimento sustentável no Caribe.
- Investir em juventude: Brechas no acesso universal à saúde sexual e reprodutiva.
- Povos indígenas, território e desenvolvimento sustentável.
- Território e políticas públicas.
- População e desenvolvimento rural.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR