Notícias
03/03 – Em entrevista à Rádio ONU, Ministra Eleonora Menicucci destaca potencial das mulheres rurais
A Ministra Eleonora Menicucci falou sobre mulheres rurais como agentes de mudança na terça-feira (28/2) durante a Comissão sobre a Situação da Mulher na sede das Nações Unidas em Nova York
Camila Viegas-Lee, da Rádio ONU em Nova York
O empoderamento das mulheres rurais para o combate à fome e à pobreza é o tema principal do encontro anual sobre a condição das mulheres no mundo. A 56 ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas teve início nesta segunda-feira e continua até o dia nove de março em Nova York.
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, participou do debate dizendo que a política de desenvolvimento implementada no Brasil nos últimos anos foi responsável pela retirada de 28 milhões de pessoas da pobreza – 4 milhões no meio rural.
DESAFIO
Para ela, as políticas públicas para o desenvolvimento rural e segurança alimentar são também políticas de igualdade de gênero que incluem questões étnicoRraciais e de origem geográfica.
O empoderamento econômico das mulheres rurais no Brasil ainda enfrenta muitos desafios. Apesar do trabalho no campo gerar riqueza e ser essencial para a segurança alimentar, a maioria das mulheres trabalha predominantemente para o auto-consumo, sem receber salário.
Menicucci lembrou que essas mulheres são as principais responsáveis pela preservação da natureza e dos conhecimentos tradicionais, mas ainda têm o menor acesso à terra, a serviços rurais e ao poder de decisão.
A ministra disse ainda que as políticas para as mulheres rurais são parte da agenda de integração regional do Mercosul e da cooperação sul-sul. Para ela, a afirmação da soberania nacional só é possível com o fortalecimento da autonomia e auto-determinação das mulheres sobre suas vidas.
Comunicação Social da SPM/PR