Notícias
01/02 – Governador do AM anuncia criação de Coordenação de Políticas para as Mulheres durante assinatura de Pacto
O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou, nesta terça-feira, 31, a criação da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres. A decisão ocorreu após a reunião de Aziz com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes.
“A ministra me convenceu da necessidade da criação de um organismo que tem como objetivo a elaboração das políticas públicas, a articulação e transversalidade das ações nas demais pastas. Ainda não é uma secretaria, mas tem status de tal”, afirmou o governador.
A reunião da ministra com o governador aconteceu antes da assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, na manhã da terça-feira, na sede do governo, em Manaus. Além do governo, o compromisso foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Simões, procurador geral de Justiça, Francisco Cruz; procurador-geral interino da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Ricardo Trindade, e o presidente presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Jair Aguiar Souto.
O evento contou com mais de 200 pessoas, dentre elas a primeira dama e presidente de honra do Fundo de Promoção Social, Nejmi Aziz; a deputada federal Rebecca Garcia, além do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Nicolau.
Ela destacou que o Amazonas é um dos poucos no país a contar com um Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
Iriny Lopes ressaltou a cooperação entre os entes federados para implantação das políticas públicas. “Não estamos falando de ações imediatistas. Esses pactos que estamos realizando olha para o futuro, para que daqui a alguns anos tenhamos um país diferente, um outro Brasil, de maneira definitiva para o futuro”, afirmou.
O governador Omar Azizlembrou do período que foi secretário de Segurança Pública e visitava as delegacias especializadas e de bairros sempre via mulheres à espera de atendimento. “Elas iam lá denunciar maridos, companheiros, namorados, mas, muitas dessas mulheres não queriam ver os agressores presos. Tinham ilusão de que seria só aquela vez, mas a gente sabe que não é assim. A gente sabe que da bofetada chega-se ao assassinato”, exemplificou o governador.
Azizcontou que em sua campanha eleitoral firmou compromisso com as mulheres e que está cumprindo. “É uma determinação de governo qualificar, capacitar as mulheres para o mercado de trabalho. E não basta a capacitação através Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), de ações na Secretaria Estadual do Trabalho. Essas mulheres têm que ter emprego e possibilidade de abrir seus empreendimentos.Por isso,o acesso ao crédito deve ser facilitado através da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas)”, destacou.
Segundo o governador, a criação da Coordenadoria possibilitar a articulação desses esforços para melhoria das condições das mulheres no Amazonas.
O presidente do TJ, desembargador João Simões lembrou que a primeira Vara Especializada, criada em 2007, na Zona Leste de Manaus, superou em muito a expectativa de processos, que era de mil e hoje abriga, após quatro anos, quase 9 mil ações.
“O que aconteceu foi que nós demos acesso às mulheres para reclamar, abrimos uma porta que elas não tinham. Acolhemos essas mulheres que estavam sofrendo violência, não só física, mas violência moral também, que de todas é a mais violenta porque é aquela que fica escondida”, afirmou o desembargador.
A SPM já repassou, entre 2009 e 2011 um total de R$ 2.392.840,03 para viabilizar a realização de projetos e serviços de atendimento a mulheres, de capacitação, compra de veículos para a rede de atendimento à mulher no Amazonas.