Notícias
Conferência de Santa Catarina debate construção da igualdade de gênero
O estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, realizou na quinta-feira, 21, no Praia Brava Hotel, em Florianópolis, a abertura da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Durante o encontro, as participantes debateram sobre a "construção da igualdade de gênero para a erradicação da pobreza e o exercício da cidadania das mulheres".
No primeiro dia, a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Janeth Anne de Almeida, junto com a representante da Casa da Mulher Catarina, Clair Castilhos foram as debatedoras da Mesa Redonda "Realidade Nacional e Estadual das Mulheres, as Perspectiva e os Desafios para Construção de Igualdade de Gênero para a Erradicação da Extrema Pobreza e para o Exercício da Cidadania das Mulheres".
Em sua explanação, Janeth Almeida também apresentou informações à respeito da violência doméstica e familiar contra à mulher. Ela fez referência ao Pacto Nacional pelo Enfretamento à Violência contra a Mulher assinado pelo estado de Santa Catarina em novembro de 2010.
Janeth citou que a inexistência de uma Defensoria Pública no Estado, dificulta o acesso à justiça por parte das mulheres vítimas de violência.
Para Clair Castilhos a Conferência contribui para promover o debate e a construção dos planos de políticas públicas para as mulheres, além de sugerir diretrizes e prioridades que serão levadas para a conferência nacional, que acontece de 12 a 15 de dezembro, em Brasília/DF
SEGUNDO DIA - No sábado, 22, a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), prestigiou o evento, que contou com a participação ainda da coordenadora Estadual da Mulher, Selma Elias Westphal, da deputada federal Luci Choinacki (PT/SC), da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), e do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Vezon, no ato representando o governador do Estado.
Em sua fala, a ministra Iriny Lopes discorreu sobre a autonomia econômica, política, cultural e social com vistas à construção da igualdade de gênero, à superação da violência doméstica, à garantia dos direitos das mulheres, e lembrou o significado da eleição da presidenta Dilma Roussef.
A ministra também abordou a importância da criação dos organismos de políticas para as mulheres. "Este é o momento para fortalecer a institucionalidade dos organismos de políticas para as mulheres. Nos municípios onde não existem organismos é o momento de criar a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres", declarou.
PROPOSTAS - A Conferencia Estadual é resultado dos debates que aconteceram nas conferências regionais e municipais. As delegadas de todo o estado vão levar propostas para melhorar as políticas públicas para as mulheres a partir da análise das ações e programas voltados para as mulheres em cada localidade.