Notícias
20/10 – Conferência da Mulher do Distrito Federal espera mais de 500 mulheres
Elaborar o Plano Distrital de Políticas para as Mulheres é o principal objetivo da 3ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2011, no Museu da República Honestino Guimarães, em Brasília. Mais de 500 mulheres são esperadas no encontro.
Durante a Conferência, as mulheres do Distrito Federal vão fazer uma análise da realidade local na área social, econômica, cultural e de políticas para as mulheres. Na ocasião, também serão debatidos os desafios para a construção da igualdade de gênero com vistas a erradicação da pobreza extrema e o exercício pleno da cidadania e emancipação das mulheres.
Participam da cerimônia de abertura, nesta sexta-feira, 21, às 19h, a subsecretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Lucia Camini, a primeira-Dama do DF, Ilza Queiroz, e a secretária Distrital de Políticas para as Mulheres, Olgamir Amância.
2º ETAPA – A Conferência Distrital vai reunir aproximadamente 500 mulheres que participaram da etapa regional realizada nas 32 regiões administrativas do Distrito Federal. O segundo dia inicia com a Mesa Redonda "O Desenvolvimento do Distrito Federal e o Protagonismo das Mulheres", que terá como palestrantes a professora da UNB, Lourdes Bandeira, a secretária de Estado da Mulher do DF, Olgamir Amancia, a secretária de Estado do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Josefina dos Santos.
No período da tarde, os trabalhos serão divididos em dez grupos para debater entre outros assuntos: a autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica; saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e, por fim, a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.
No último dia, haverá uma grande plenária para escolha das cinco prioridades do Distrito Federal, a ser encaminhadas à etapa nacional. Também serão eleitas 51 delegadas para participar da Conferência Nacional a ser realizada de 12 a 15 de dezembro, em Brasília.
RESULTADOS - As conferências acontecem desde de 2004, depois da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada a Presidência da República, em 2003. Desde então, destacam-se algumas conquistas, entre elas o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontece em três etapas complementares: as conferências municipais/regionais, que ocorreram no período de 1º de julho a 30 de setembro; as conferências estaduais que começaram no período de 1º de setembro e se encerram no dia 15 de novembro; as conferências temáticas que acontecem de 1º de julho a 15 de novembro e a etapa nacional marcada para o período de 12 a 15 de dezembro.
Serviço:
PROGRAMAÇÃO
2- Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica;
3- Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos;
4- Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres;
5- Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão;
6- Desenvolvimento sustentável no meio rural e na cidade, com justiça social e ambiental, e segurança alimentar;
7- Direito à terra e à moradia digna com toda a infraestrutura social , considerando as realidades específicas dos meios rural e urbano e comunidades tradicionais;
9- Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia;
10- Enfrentamento das desigualdades geracionais, com atenção especial às jovens e idosas.