Notícias
17/10 – Mato-grossenses pedem mais investimento em creches públicas
A 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso encerrou na sexta-feira, 14, com uma avaliação positiva tanto por parte de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher quanto das participantes de movimentos sociais. Foram dois dias de debates, troca de experiências e elaboração de propostas para a Conferência Nacional, que acontece em dezembro deste ano.
Para a presidente do conselho estadual, Ana Emília Sotero, o encontro foi excelente. “Foram montados seis grupos de trabalho e todos apresentaram propostas consistentes. Isso será levado à 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que vai reunir questões e propostas de todo o país. As propostas elaboradas aqui atendem a realidade mato-grossense, mas também estão em consonância com a realidade do Brasil”, avalia.
SEGMENTOS – A militante Iracema Alencar, da Articulação de Mulheres, também avaliou como positiva a conferência, principalmente porque o encontro conseguiu reunir mulheres de diferentes segmentos sociais: negras, quilombolas, indígenas, empresárias, lésbicas e outros.
Segundo Iracema, entre as demandas apresentadas pelas delegadas dos 18 municípios do Estado destacaram-se: maior compromisso por parte dos gestores municipais em promover mais acesso à informação, seja por meio da educação formal ou campanhas educativas.
PROPOSTAS – Outras propostas aprovadas foram a implementação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres; a efetivação do Programa Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher e o investimento em equipamentos sociais, como a criação de panificadoras e restaurantes populares, lavanderias coletivas, e a criação de creches para a educação infantil em tempo integral. “Isso significa trabalhar todo o universo feminino, todas as especificidades da mulher”, explicou a militante.
O evento reuniu 128 delegadas de 18 municípios do Estado e 142 representantes de movimentos sociais, sociedade civil organizada e órgãos públicos. Desse total, 55 participantes foram escolhidas para representar Mato Grosso na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (III CNPM) - que acontece entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília - e apresentar as 20 prioridades para as mulheres do Estado.
A 3ª Conferência Estadual foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), da Superintendência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Com informações: SECOM/MT.