Notícias
07/10 - Ministra Iriny Lopes recebe gestoras estaduais de políticas para as mulheres
Nove secretárias estaduais do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres acompanhadas de Maria da Penha Fernandes visitaram na tarde desta quarta-feira,5, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). As gestoras foram recebidas pela ministra Iriny Lopes e pela secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Aparecida Gonçalves.
As secretárias vieram à Brasília para uma audiência com o presidente do Senado, Jose Sarney para solicitar o não contingenciamento do orçamento da União 2012 - destinados aos programas de enfrentamento à violência contra mulher.
No documento entregue ao presidente do Senado, as gestoras pediram ainda uma emenda ao Plano Plurianual 2012/2015 da SPM para dividir o único programa do órgão em dois: Autonomia Feminina e Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
VISITA AO SENADO - “O resultado do nosso encontro com o presidente do senado foi muito positivo, principalmente porque ouvimos dele a garantia de que ‘essa causa não terá retrocesso’. Ele também se comprometeu levar nossas solicitações ao presidente da Comissão de Orçamento, senador Vital do Rego (PMDB/PB) para análise”, relatou Catharina Bacelar, secretária Estadual de Políticas para as Mulheres do Maranhão.
Catharina informou ainda, que as gestoras do Fórum se mobilizarão nos próximos meses para tentar aumentar o Orçamento 2012 - previsto em R$ 37 milhões para R$ 54 milhões.
“Para isso iremos sensibilizar quem for preciso. Vamos tentar marcar reuniões com a presidenta Dilma Roussef, com os membros da comissão de Orçamento e com os parlamentares da bancada nos estados”, afirmou.
SÍMBOLO DE LUTA - A farmacêutica Maria da Penha foi convidada para integrar o grupo por ser uma das principais ativistas na luta pelo fim da violência contra a mulher no país. “Os investimentos nesse tema devem aumentar não sofrer restrições. É preciso que os pequenos e médios municípios também se apropriem dessa política porque a violência está presente em todos os lugares e não apenas nas capitais, precisamos garantir um futuro sem violência para as futuras gerações”, declarou Maria da Penha.
A ministra Iriny Lopes parabenizou a iniciativa do grupo em procurar o Congresso Nacional para diálogar sobre o assunto. “Essa mobilização mostra a importância e a seriedade do trabalho que está sendo feito nos estados por meio das políticas dos organismos de mulheres. A ação de vocês vem fortalecer as políticas públicas para as mulheres no país como um todo” avaliou Iriny.