Notícias
07/10 - Conferência estadual da mulher debate realidade das alagoanas
Com o tema “A realidade brasileira, alagoana e o movimento de mulheres, conquistas e desafios” a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), junto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas realizam na próxima segunda-feira, 10, a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.
A secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Rosana Ramos, o governador do Alagoas, Teotônio Vilela e a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born abrem a conferência, a partir das 8h30min, no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
Aproximadamente 244 delegadas, representantes dos movimentos sociais e do governo local vão se reunir para debater as políticas públicas regionais voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.
TEMAS - Durante o evento, as conferencistas vão analisar as 486 propostas, escolhidas na etapa municipal, divididas em quatro eixos: Autonomia Econômica e Social; Autonomia Cultural e Pessoal; Autonomia Política, Institucionalização e Financiamento de Políticas Públicas para as Mulheres; Avaliação das Ações e Políticas Públicas Desenvolvidas para as Mulheres do Estado de Alagoas.
Ao final, serão eleitas 58 delegadas que representarão o estado na Conferência Nacional a ser realizada de 12 a 14 de dezembro, em Brasília/DF.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS – Todas as 102 cidades do estado participaram da etapa municipal. As Conferências Regionais aconteceram no Agreste Alagoano com sede em Palmeira dos Índios, Vale do Paraíba e Vale do Mundaú com sede em União dos Palmares, Litoral Sul com sede em Penedo, Sertão e Bacia Leiteira com sede em Santana do Ipanema, Litoral Norte com sede em Maragogi, Metropolitana com sede em Rio Largo. As Conferências Municipais foram realizadas em Arapiraca e Maceió.
As principais reivindicações das mulheres alagoanas na etapa municipal foram a criação de delegacias especializadas de atendimento à mulher, abertura de casa abrigo, maior divulgação da Lei Maria da Penha, capacitação profissional com a geração de emprego e renda, além da criação e implantação dos Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres e a criação de organismos de mulheres nos municípios alagoanos.
Durante os encontros regionais, 169 delegadas foram eleitas para participar da Conferência Estadual, outras 35 foram escolhidas pelo Governo e 40 foram convidadas/os da sociedade civil.
Serviço
Data: 10/10
Horário: 8h às 20h.
Local: Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso - Rua Celso Piatti, s/n - Jaraguá – Maceió/AL.