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04/10 - Comissão da Mulher Advogada da OAB apóia ação da Secretaria
A Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP manifestou apoio à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo federal, que pediu ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) a suspensão da propaganda da marca de lingerie Hope em que a modelo Gisele Bündchen "ensina" às mulheres como dar más notícias ao marido ou namorado, por reforçar o "estereótipo da mulher como objeto sexual".
Na campanha publicitária televisiva "Hope ensina", a modelo aparece, primeiro, vestida normalmente e conta que bateu o carro ou estourou o cartão de crédito. A estratégia é considerada "errada" pela propaganda. Em seguida, Bündchen reconta a história, mas vestindo apenas lingerie, no que seria a fórmula "correta" de contar algo ruim, mostrando o "charme" da mulher brasileira.
DESRESPEITO – “Esse tipo de campanha publicitária não se encaixa mais na sociedade em que vivemos hoje, por se tratar de um simples e explícito desrespeito às conquistas femininas contra a discriminação por gênero, pensamentos machistas e o tratamento da mulher como objeto sexual à disposição dos homens. Conquistas atingidas após séculos de preconceitos e abusos", disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fabiola Marques.
Para o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, "a Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP tem razão em seu protesto, pois não se pode admitir que em nossa sociedade ainda se verifiquem manifestações discriminatórias contra a mulher, humilhando-a e reduzindo-a a um objeto sexual".