Notícias
Mais de 1,5 mil municípios já realizaram conferência das Mulheres
A primeira etapa da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que começou em junho, já mobilizou mais de 1,5 mil municípios nas conferências municipais e regionais, etapas preparatórias. Até esta semana, em todo o Brasil já foram realizadas 1235 conferências e outras 300 devem acontecer até o final deste mês, quando se encerra a etapa municipal.
As Conferências Temáticas são uma novidade nesta terceira edição da conferência nacional. Elas são livres e contribuem para o debate das demais conferências em vários temas.Pela primeira vez as mulheres em situação de prisão realizaram suas conferências. Nos presídios femininos de Cariacica/ES e Bagé/RS elas expuseram os problemas e reivindicaram ações especificas para as mulheres que vivem em presídios.
Para a ministra Iriny Lopes, o balanço das conferências preparatórias locais já é positivo. Em muitas cidades, foi anunciada a criação da Secretaria ou Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, além da elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. “Os municípios ainda estão formatando seus relatórios para encaminhar à etapa estadual. Teremos um balanço mais concreto com esses dados quando a comissão organizadora estadual enviar estas informações para a comissão nacional” informou.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, convocada pela presidenta Dilma Rousseff sob a coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), tem como eixo temático, a construção da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, na perspectiva da erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.
As conferências preparatórias municipais e regionais elegem as delegadas para as conferências estaduais. Estas, por suas vez, elegem as delegadas para a Conferência Nacional das Mulheres. A etapa Estadual tem início em setembro e termina em novembro. Cinco das 27 Unidades Federativas realizam as conferências da mulher em todos seus os municípios: Acre, Alagoas, Amapá, Goiás e distrito Federal.
Cerca de três mil mulheres são esperadas para a 3ª Conferência Nacional das Mulheres no período de 12 a 15 de dezembro, em Brasília - indígenas, donas-de-casa, artistas plásticas, empregadas domésticas, negras, lésbicas, agricultoras, idosas, evangélicas, trabalhadoras rurais, urbanas, mulheres com deficiência e representantes dos movimentos sociais e do poder público - de todas as regiões do país.