Notícias
Conferências mobilizam 150 mil em mais de dois mil municípios
Mais de 150 mil mulheres Brasileiras, em mais de dois mil municípios, já se encontraram nas conferências municipais e regionais para debater e propor políticas públicas para as mulheres em seus municípios, estados e no país.
As conferências expressaram o amplo e heterogêneo universo das mulheres brasileiras. Participaram delas, desde as índias caciques do Oiapoque, no Amapá, reivindicando a aplicação da Lei Maria da Penha nas aldeias, até as feministas e operárias em São Paulo, passando pelas mulheres em situação de prisão nas Penitenciárias do Espírito Santo, pelas moradoras das florestas do Acre, as sertanejas e sem-terra de Caruaru, em Pernambuco, e as agriculturas de Santa Catarina.
Em curso - As conferências municipais e regionais continuam acontecendo em todo o país. Até a primeira quinzena de outubro serão realizadas mais 137 conferências. Nesta semana 77 municípios fazem suas conferências. Destas, 28 são conferências municipais, seis regionais e duas nas capitais: Cuiabá (MT), dias 15 e 16, e Brasília (DF), dia 17 (A conferência de Brasília foi transferida para dia 15 de outubro)
As conferências locais (municipais e regionais) que se estenderão até o fim de setembro. As conferências estaduais que se iniciam na semana que vem com a Conferência de Políticas para as Mulheres do Estado do Acre. Todas são preparatórias para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, marcada para o período de 12 a 15 de dezembro, em Brasília. Dos 2014 municípios já contabilizados, 461 fizeram conferências próprias, 1.552 participaram das 141 conferências regionais.
Os estados do Acre, Alagoas, Amapá e Sergipe realizaram conferência das mulheres em todos os municípios.
Temáticas – Além das conferências municipais, regionais e estaduais, estão acontecendo as conferências temáticas livres.
Organizadas de forma autônoma, essas conferências estão mobilizando as mulheres a partir de temáticas especificas, como as mulheres em situação de prisão, feminização do envelhecimento e ainda, a conferência governamental, que acontece em novembro.