Notícias
Acre abre etapa estadual das conferências das mulheres
O Acre é o primeiro estado a abrir o calendário das conferências estaduais de políticas para as mulheres. Com o tema “Desafio para a Construção da Igualdade de Gênero”, a etapa ocorre nos dias 22 e 23 de setembro.
Convocada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Acre, estima-se que 150 delegadas eleitas nas conferências municipais realizadas em todos as cidades do estado, além de 80 trabalhadoras rurais e 20 produtoras, entre agricultoras, extrativistas e artesãs, participarão do evento.
A secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Rosana Ramos, e o governador do Acre, Tião Viana, abrem a conferência, a partir das 9h, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, da Universidade Federal do Acre (Ufac).
NA FLORESTA – A maioria dos municípios do Acre fica em meio à floresta amazônica e às margens de rios. A cultura da florestania, que caracteriza o modo de vida e os valores e tradições dos povos das florestas, será uma das marcas da Conferência das Mulheres acreanas.
Entre os principais temas dos debates estão as políticas públicas voltadas para a atenção e melhoria do atendimento à saúde da mulher, para a inclusão das acreanas nas esferas de poder e decisão, e as que abram caminhos para a autonomia econômica e as protejam da violência doméstica.
PLANO ESTADUAL – A diversidade de modos de vida e as diferentes geografias do estado vão ser representadas na conferência. Artesãs, donas de casa, gestoras municipais, índias, parteiras tradicionais, agricultoras organizadas em associações e cooperativas de produção, assim como as mulheres urbanas vão estar juntas para traçar um plano estadual de políticas para as mulheres.
Para chegar à conferência, as delegadas da região do Rio Juruá, no Oeste do estado, dos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Valter e Marechal Thaumaturgo, vão viajar de barco até três dias até Cruzeiro do Sul, e de lá vão à capital, Rio Branco, de ônibus, por cerca de 13 horas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 22/09 (quinta-feira)
Recepção e credenciamentos das Delegadas e Convidadas (os) – Ufac – 8h
. Abertura da Conferência – 9h
Intervalo – 10h40min
.1ª Palestra: Inclusão Social para as Mulheres perspectivas para a III CNPM – Ministra em Exercício (a confirmar) – 11h
Encerramento da manhã – 12h
Saída para o almoço
Abertura dos Trabalhos da tarde (Cerimonial) – 14h
. 2ª Palestra: O Projeto Político do Feminismo – Palestrante do SOS Corpo (Confirmar) – 14h30min
Intervalo – 16h
. 3ª Palestra: Políticas Públicas para as Mulheres no Acre e Controle Social – Secretária Concita Maia (SEPMULHERES) e Sárvia Silvana (CEDIM) – 16h30min
Informes do dia 23/09 – 18h
Dia 23/09 (sexta feira)
. Abertura dos trabalhos (Cerimonial)
Intervalo 10h40min
. Volta aos trabalhos nos Gt’s – 11h
Saída para o almoço
. Abertura dos Trabalhos da tarde no Auditório (Cerimonial) – 14h
. Apresentação dos grupos e aprovação das propostas (20 min para cada grupo) – 14h15min
Intervalo 16h 10min
. Escolha das Delegadas para a III Conferência Nacional – 16h30min
. Leituras das moções – 17h30min
Encerramento – 18h