Notícias
Conferência de Betim: ministra destaca participação política
A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Política para as Mulheres, anunciou na abertura da 3ª Conferência Municipal de Política para Mulheres, em Betim (MG), nesta sexta-feira (25/08), a elaboração de um programa de autonomia, que será apresentado à presidenta Dilma Rousseff até o final deste ano. Iriny Lopes lembra a importância da transversalidade, considerando que o projeto inclui ações em diversos ministérios.
"Ao priorizar a construção de creches, o governo da primeira mulher a presidir o Brasil está reafirmando seu compromisso com as mulheres. Todas nós sabemos que para buscar qualificação profissional e ingressar no mercado de trabalho, as mulheres precisam de retaguarda, necessitam de creches e escolas em tempo integral. Isso, a também tem sido feito pela Prefeitura de Betim também, com a construção de creches, de postos de saúde", afirmou a ministra.
Ela também destacou a importância da participação das mulheres na política. "Fico muito feliz em verificar que esta prefeitura é comandada por uma mulher (Maria do Carmo Lara) competente e que ela escolheu mulheres para várias secretarias e que na Câmara Municipal temos também uma representante", frisou Iriny Lopes.
A ministra chamou a atenção para a oportunidade da eleição da primeira mulher no maior posto do País: "queremos a igualdade no mundo do trabalho, com oportunidades e salários iguais aos dos homens, mas também é fundamental ocuparmos os espaços de decisão, da política".
A 3ª Conferência Municipal de Política para Mulheres, promovida pela Prefeitura de Betim e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo.
Na pauta, propostas para a elaboração do primeiro Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a autonomia econômica e erradicação da pobreza extrema, temas como a saúde da mulher, o enfrentamento da violência e cultura.
Além da ministra Iriny Lopes, a abertura da conferência contou com a presidente da Federação Nacional das Empregadas Domésticas do Brasil, Cleuza Maria Oliveira