Notícias
Iriny Lopes discute ampliação das políticas para as mulheres com prefeito de Goiânia Paulo Garcia
Ministra articula ações transversais na perspectiva de combate à miséria
A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), participou de reunião nesta segunda-feira (14/03), com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e Teresa Souza, da Assessoria da Mulher. Na pauta, a implantação e ampliação de políticas públicas com recorte de gênero.
A ministra Iriny Lopes destacou que as ações da SPM seguem a orientação do governo federal, de combate à miséria. Neste sentido, ela lembrou as ações transversais que estão sendo construídas com os diversos ministérios que possibilitem às mulheres entrarem em condições de igualdade no mercado de trabalho.
Dentre as ações, constam convênios com prefeituras e governos para abertura de vagas em creches e ampliação do horário nas unidades infantis, instalação de restaurantes populares, cozinhas e lavanderias comunitárias e cursos de qualificação e formação para mulheres em todas as áreas. Além disso, na área da educação, serão formados meio milhão de professoras e professores em conteúdos sobre equidade e respeito à diversidade, gênero e raça. A ministra lembrou que tem sido articuladas propostas de incentivo ao empreendedorismo, através de abertura de linhas de crédito com juros diferenciados.
Após a conversa, a ministra participou, junto com o prefeito e a assessora Teresa Souza, da abertura de uma exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Iriny Lopes assistiu ainda o vídeo “Tráfico de Mulheres em Goiânia”, baseado em uma pesquisa sobre o tema realizada pela Assessoria da Mulher e Pontifícia Universidade Católica (PUC).
A ministra também participou de um evento do governo de Goiás, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Iriny Lopes afirmou que o governo federal está à disposição do governador Marconi Perillo para repactuar a política de enfrentamento à violência contra mulheres e outras ações que diminuam as estatísticas de violência doméstica.