Notícias
Funcionárias da EBC festejam Dia Internacional da Mulher com programação especial
As funcionárias da EBC participaram hoje (17/3) de uma mesa redonda sobre “Autonomia Econômica e Política Da Mulher”, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Iriny Lopes, e a diretora-presidente Tereza Cruvinel foram convidadas para falar sobre o tema.
Para Iriny Lopes as mulheres avançaram bastante e por isso devem celebrar as conquistas no dia 08 de Março, mas não devem esquecer de continuar lutando para garantir seus direitos.“Não pode ser um momento só de comemoração, porque senão perdemos a perspectiva das lutas e conquistas que ainda precisamos fazer para garantir nossa autonomia. Mas também não podemos perder de vista que já avançamos. É um momento de refletir os passos que temos que dar a partir de agora para consolidarmos nossa posição de igualdade”, explicou a ministra.
Iriny Lopes destacou a importância da Lei Maria da Penha no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. “É uma conquista das mulheres brasileiras. A ONU elegeu a Lei Maria da Penha como uma das três melhores legislações do mundo para enfrentamento da violência doméstica, da violência praticada contra as mulheres”. De acordo com a ministra, pesquisas revelam que 83% dos brasileiros conhecem e aprovam a Lei Maria da Penha. “É talvez o maior nível da aprovação popular que uma lei já conquistou no Brasil. Nenhuma outra teve esse nível de conhecimento e aprovação”, explicou.
Ao falar sobre o direito à comunicação, que deve ser garantido a todos os cidadãos, a ministra destacou o trabalho que vem sendo feito pela EBC. “Vocês realizam uma etapa fundamental da necessidade que a democracia brasileira sempre teve de garantir um sistema público de comunicação, respeitando as diversidades regionais, respeitando uma grade que dê oportunidade a todas as expressões da cultura brasileira e a todos os segmentos da nossa sociedade”.
A diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, parabenizou as funcionárias e ressaltou a contribuição de cada uma na construção da empresa. “Todas vocês, em cada posição que ocupam dentro da EBC, estão ajudando a construir o sistema público de comunicação, que é um passo da democracia, no qual as questões da mulher devem ter espaço na programação”. Tereza Cruvinel lembrou que a EBC foi a primeira empresa pública a ampliar a licença- maternidade para seis meses e a ter auxílio creche incluído no acordo coletivo de trabalho.
Nesta sexta-feira (18/03), ainda como parte da programação da Semana da Mulher na EBC, as funcionárias poderão assistir à palestra Papo de Mulher, sobre trabalho, relacionamento afetivo e filhos, que será ministrada pela psicóloga Sandra Gardelha, às 9h no auditório da nova sede.
Comunicação Social EBC