Notícias
Empreendedorismo feminino tem parceria da Caixa com a SPM
O evento “O Empreendedorismo e o Empoderamento de Mulheres Transformando Vidas e Comunidades”, em celebração ao mês da mulher, promovido pela Caixa Econômica Federal, foi aberto, na tarde desta quarta-feira (23/3), ao som da música “Mulher”, de Erasmo Carlos, cantada por Cássia Ávila e Gilberto Lopes. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções para apoiar o empreendedorismo feminino e a geração de trabalho e renda por meio do Microcrédito Produtivo Orientado, entre a Caixa e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Estavam presentes à cerimônia, a ministra da SPM, Iriny Lopes, a presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho, e as ministras Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos.
Em seu discurso, o vice-presidente da Caixa, Édilo Valadares, falou sobre os empregados da empresa e as ações e programas voltados ao empoderamento da mulher, equidade de gênero e direitos humanos, como o Pró-Equidade de Gênero, da SPM, o Vira Vida, do Sesi, a emissão de CPF gratuito, o programa Jovem Aprendiz, entre outros. “A questão do empoderamento da mulher vem sendo discutida há anos na Caixa. Isso faz com que as mulheres estejam presentes em todas as áreas”, disse. Também informou que 46% do total de empregados são mulheres e que 40% dos cargos gerenciais estão nas mãos das mulheres.
A ministra Iriny, da SPM, abordou a importância da parceria da Caixa, da sua contribuição para o país e a atuação da presidenta Maria Fernanda, ao fazer menção à primeira presidenta da República do país. Também elogiou as ministras que compõem o governo. Destacou as conquistas das mulheres nos últimos anos, ao mencionar a campanha institucional da SPM em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que tem o slogan: “Quando as mulheres transformam a sua história, o Brasil inteiro se transforma com elas”.
Ao encerrar o evento, a presidenta da Caixa disse que a empresa pensa nos produtos com base no conceito da igualdade e da cidadania. Também elogiou as três ministras presentes, chamando-as de guerreiras.
Protocolo de intenções - seu objetivo é garantir, por meio de microcrédito, a autonomia econômica das mulheres com condições de acesso ao crédito, de forma sustentável, e demais serviços financeiros que possibilitem o desenvolvimento de atividades empreendedoras que geram emprego e ampliam a renda das famílias. As mulheres empreendedoras, que atuam nas diferentes regiões do país, poderão financiar suas atividades econômicas em até R$ 15 mil, como sugere a Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, com taxas de juros que variam de 0,93% a 3,9% ao mês, num prazo que vai de 4 a 24 meses.
O projeto vai atuar em municípios ou regiões que apresentem políticas ou ações voltadas para as mulheres, nas atividades empreendedoras, microempreendedoras, informais e formais, dialogando diretamente com o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. A intenção é ser um instrumento de apoio, uma vez que a sustentabilidade econômica das mulheres é considerada um dos fatores de sucesso para erradicação da miséria.