Notícias
SPM e ONU Mulheres firmam continuidade de parceria em políticas para as mulheres brasileiras
GT irá trabalhar projetos comuns entre SPM e ONU Mulheres
A ministra Iriny Lopes da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) recebeu na quarta-feira (8/2), no seu gabinete em Brasília, a representante da ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres -, Rebecca Tavares, para discutir a cooperação entre as duas instituições. Durante a reunião, foram apresentados os investimentos da agência na área de gênero, raça e etnia, que somam mais de R$ 12 milhões de reais em projetos de apoio às organizações de mulheres nos últimos quatro anos.
Na audiência, a ministra Iriny Lopes explicou para Rebeca Tavares o desejo de aprofundar e aumentar os resultados das políticas para as mulheres, como a melhoria nos serviços públicos de saúde, educação e oportunidades de trabalho, valorização do trabalho doméstico, alianças com empresas públicas e privadas, mobilização em torno do fortalecimento da Lei Maria Penha, entre outras. O ponto de partida será a agenda da SPM para o mês de março, com ampla programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. “Este será o primeiro Março do Brasil com uma primeira presidenta. Queremos estimular a articulação e o compromisso do governo com as políticas com as mulheres, como o enfrentamento e redução da miséria, retomada de programas e anúncios de equipamentos públicos”, disse a ministra Iriny Lopes. A ministra informou a realização da III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres no segundo semestre deste ano e o interesse de o Brasil seguir no papel de liderança nas políticas para as mulheres na América Latina.
A ministra Iriny Lopes encerrou a audiência, encaminhando para a composição de um Grupo de Trabalho entre SPM e ONU Mulheres para levar adiante a parceria e projetos em conjunto nas áreas de gênero, raça e etnia; trabalho doméstico; direitos econômicos; tráfico de mulheres e meninas; educação, ciência e tecnologia; entre outras. A reunião teve as presenças da Secretária Nacional de Articulação e Ações Temáticas da SPM, Angélica Fernandes, e da gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Júnia Puglia.
Propostas da ONU Mulheres - Rebecca Tavares apresentou a agenda da entidade para o primeiro semestre de 2011, tais como lançamento global no dia 24 de fevereiro, em Nova York; programação na reunião anual da Comissão sobre a Situação da Mulher, nos Estados Unidos; e planejamento estratégico global da ONU Mulheres, previsto para o mês de julho. A representante comunicou a série de consultas nacionais que fará no Cone Sul, da próxima semana até o início de março, para levantar as propostas e as expectativas dos governos, sociedade civil e demais agências das Nações Unidas para ONU Mulheres.
“Nosso trabalho é garantir a participação ativa dos países do Cone Sul na estruturação de metas e prioridades para a ONU Mulheres, alinhadas com a realidade das mulheres de cada parte do mundo”, apontou Rebecca Tavares. Ela ressaltou as mudanças que ONU Mulheres traz na sua relação ao com as sociedades e os Estados-Membros das Nações Unidas. “Esta é a primeira vez que um corpo executivo de uma agência da ONU é composto majoritariamente pelos países do Sul. Para nós é fundamental uma manifestação do governo brasileiro”, completou Rebecca.
As informações coletadas nos países vão contribuir para a melhor atuação da ONU Mulheres nas cinco áreas prioritárias: eliminação da violência contra as mulheres, empoderamento econômico, paz e segurança, orçamentos sensíveis ao gênero e fortalecimento da participação política das mulheres. Rebecca Tavares entregou à ministra uma lista de sugestões para a continuidade da parceria estratégica entre SPM e ONU Mulheres.
Com informações: Unifem