Notícias
Ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Iriny Lopes, fala na mesa geral de abertura da 55ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher.
Na 55ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), no momento em que foi aberto o debate geral, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres fez seu pronunciamento. Falando em nome do Brasil, a ministra destacou o momento especial que o País vive, com a eleição da primeira mulher Presidenta do País; saudou a criação de ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento da Mulher; e apontou que o tema central da CSW - o acesso e a participação das mulheres e meninas na educação, capacitação, ciência e tecnologia -, compõe as prioridades na Secretaria de Políticas para as Mulheres e das ações propostas para o conjunto do Governo do Brasil.
Nesta segunda-feira (21/02) a ministra Iriny Lopes teve dois encontros. O primeiro com a diretora da Divisão de Assuntos de Gênero da CEPAL, Sonia Montaño, para tratar dos temas da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe e da implementação do Consenso de Brasília, documento aprovado pelos países da região quando da realização da XI Conferencia Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, realizada em Brasília, em julho de 2010.
O segundo com a Secretária de Estado da Igualdade de Portugal, Elza Pais, para discutir ações a serem desenvolvidas no âmbito do memorando de entendimento para a promoção da igualdade de gênero, assinado entre o Brasil e Portugal. Entre elas a realização de um seminário em Portugal para se discutir as experiências com as leis de enfrentamento a violência contra as mulheres dos dois países e uma apresentação das políticas desenvolvidas pelo Brasil no combate a pobreza extrema.
Leia
aqui
a íntegra do pronunciamento.
Leia
aqui
a íntegra do Consenso de Brasília
Leia
aqui
a íntegra do Memorando de Entendimento entre Brasil e Portugal