Notícias
Iriny Lopes chefia delegação brasileira que participa da 55ª CSW
As discussões este ano serão em torno do acesso e participação das mulheres e das jovens à educação, à formação e à ciência e tecnologia
Representantes de 45 países membros mais convidados participarão da 55ª Reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) do Conselho Econômico e Social (ECOSOC), órgão do trabalho econômico e social da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova Iorque, entre os dias 22 de fevereiro e 04 março.
Uma expressiva delegação brasileira, chefiada pela ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), participa do evento. Ao todo integram a equipe 16 pessoas entre representantes da SPM, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e por mulheres cientistas brasileiras originárias de importantes centros de pesquisa de diferentes regiões do País.
O tema prioritário para este ano é "Acesso e participação das mulheres e das jovens à educação, à formação, à ciência e tecnologia, inclusive para a promoção da igualdade de acesso das mulheres ao pleno emprego e trabalho decente".
Haverá outros quatro painéis onde serão discutidos: a Avaliação dos progressos na implementação das conclusões chegaram a acordo sobre "A eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas"; Questões emergentes, tendências e novas abordagens a problemas que afetam a situação da mulher ou da igualdade a de gênero e desenvolvimento sustentável; e a Eliminação da mortalidade materna e morbidade evitáveis e do empoderamento das mulheres.
Delegação Brasileira - No primeiro dia do evento, a ministra Iriny Lopes participará da cerimônia de abertura, na qual falará sobre o marco na história do Brasil: a eleição da primeira presidenta e a escolha de nove mulheres para compor o quadro de ministérios e discorrerá sobre os temas prioritários do Governo Brasileiro no desenvolvimento de políticas para as mulheres. À tarde a ministra comporá a Mesa Redonda de Alto Nível “Acesso a e participação de mulheres e meninas em educação, treinamento, ciência e tecnologia, inclusive na promoção do acesso igualitário ao pleno emprego e trabalho decente”.
No segundo dia, a ministra participa de um Encontro bilateral Comitê Diretor da Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e com a Diretora-Executiva da UN-WOMEN, Michelle Bachelet.
As delegações do Brasil, Índia e Estados Unidos coordenarão um evento paralelo sobre “Mudança de Atitudes Fixas: Enfoques novos para Promover Mulheres e Meninas e na Ciência”. Esse eixo terá foco em programas de sucesso e estratégias para apoiar as mulheres na ciência dentro de instituições de ensino e na indústria. As cientistas norte-americanas apresentarão Programa ADVANCE, que busca transformar as estratégias de recrutamento e retenção para mulheres cientistas nas universidades americanas.
O objetivo desse evento é saber o que tem funcionado nesta área e quais os modelos podem ser adaptados ou replicados em outros países.
CSW – Desde 1946 o encontro acontece anualmente nos Estados Unidos e reúne ministras, assessoras e representantes da sociedade civil de todo o mundo para discutir, propor e aprovar resoluções e declarações de caráter internacionais, avaliar os progressos em matéria de igualdade de gênero, identificar os desafios, definir padrões globais e formular políticas concretas para promover avanço das mulheres no mundo inteiro.
Mais informações clique aqui.