Notícias
Dados do Ligue 180 na Síntese de Indicadores Sociais do IBGE
As informações coletadas pela Central de atendimento a mulher – Ligue 180 compõem a publicação Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das Condições de Vida da População Brasileira 2010, divulgada hoje (17/09) pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.
O dados do Ligue 180 são encontrados no capítulo que analisa a condição de vida e trabalho das mulheres brasileiras. O IBGE, por meio por meio do documento, procura descrever o papel de homens e mulheres na sociedade, na economia e na família. Esses indicadores são considerados vitais para a formulação de políticas públicas para o alcance da igualdade.
Segundo a ouvidora da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ana Paula Gonçalves, que coordena os serviços, a inclusão representa o reconhecimento de um trabalho sério realizado nos últimos quatro anos. “Colocar os dados da Central no mais importante documento de indicadores do País, significa credibilidade e responsabilidade muito grande para SPM”. Para a ouvidora os indicares fornecem subsídios para a concepção das políticas e serviços e contribuem para a ajudar a combater a violência contra a mulher.
Central – é um serviço de utilidade pública que tem por objetivo receber denúncias ou relatos de violência, bem como reclamações sobre os serviços da rede, e orientar as mulheres sobre seus direitos e a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços de atendimento específico quando necessário. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer parte do País.