Notícias
SPM participa do Seminário Internacional Fazendo o Gênero 9
Na ocasião, a ministra Nilcéa Freire anunciará o lançamento do edital de apoio a Pesquisas no Campo de Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos, com aporte de 7 milhões de reais
“Diásporas, Diversidades, Deslocamentos” são os temas de destaque do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9. O evento organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai de 23 a 26 agosto, em Florianópolis (SC). Participam da cerimônia de abertura a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que anunciará o lançamento da publicação do edital de apoio a Pesquisas no Campo de Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos, com aporte de 7 milhões de reais, e a professora Rinh T. Minh-há da Universidade de Berkeley, EUA que fará a Conferência de Abertura.
Este é o maior encontro de pesquisadores da área de gênero da América Latina e terá como foco central analisar os movimentos relativos aos deslocamentos de povos, famílias, mulheres e grupos étnicos, nos diversos aspectos geográficos: regionais, nacionais e transnacionais. Para os organizadores serão avaliados os cruzamentos de fronteiras abrangendo os domínios culturais, de sociabilidade e de poder, seja pelas suas condições herdadas ou pelas novas aquisições em culturas diversas, os desejos de realocações em espaços imaginados e pelos encontros que possibilitam as identidades plurais. Outros assuntos que também serão debatidos no Seminário são: fluxos laterais dos feminismos latino-americanos; medicalização da vida, tecnologias e biopolítica; raça, racismo e racialização nos processos migratórios; psicanálise, gênero e sexualidade; e feminismo e políticas públicas.
O encontro acontece a cada dois anos e nesta edição reúne aproximadamente 4.500 pessoas (especialistas, pesquisadores, professores e autoridades governamentais) de diversos países. Entre os palestrantes internacionais estão Margarita Iglesias Saldaña, da Faculdade de Filosofia de Humanidades da Universidade do (Chile), Manuela Marujo, da Universidade de Toronto (Canadá) e Natália Ramos, da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal). A programação compreende: apresentação de trabalhos, palestras, minicursos e simpósios temáticos, mesas-redondas, oficinas, mostras audiovisuais e fotográficas, pôsteres, além do lançamento de publicações sobre a temática das relações de gênero.
Participação da SPM - Sônia Malheiros, secretaria Nacional de Articulação Institucional da SPM comporá a mesa-redonda “Memórias do Feminismo”, em sua apresentação irá refletir sobre a trajetória do movimento feminista brasileiro a partir de imagens, de cartazes e publicações desde a década de 1980 aos dias atuais. Segundo Sônia o encontro propicia a elaboração um diagnóstico dos estudos realizado na área de gênero. “Teremos um panorama do que está sendo produzido no Brasil e outros países em termos de monografias, dissertações, teses e demais pesquisas cientifícas, com vista a promover a igualdade entre homens e mulheres”, analisou.
As especialistas da SPM Lourdes Bandeira e Hildete Pereira coordenarão o simpósio temático “O feminismo do Estado - SPM a caminho de uma década: a implementação de políticas públicas pela igualdade de gênero”. Serão apresentados 24 papers com destaque para as experiências e pesquisas que evolvem o trabalho de governos, universidades e instituições privadas. De acordo com Lourdes, trata-se de uma excelente oportunidade para realizar uma reflexão crítica feminista das políticas públicas voltadas para a questão de gênero no âmbito do Estado brasileiro. O programa de Implementação Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia das Mulheres desenvolvido pela SPM em parceria com os estados do Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e prefeitura do Rio de Janeiro será apresentado neste simpósio.
No simpósio Gênero e usos do Tempo a assessora da SPM, Luana Simões apresentará a pesquisa realizada em 2009 sobre uso do tempo no Brasil. Para Luana a produção de informações detalhadas sobre desigualdades, em especial entre homens e mulheres, no uso do tempo é essencial para o desenho de estratégias de ações que possam responder ao novo cenário demográfico de participação feminina na vida pública.
O programa Gênero e Diversidade na Escola, realizado pela SPM, em parceria com o Ministério da Educação será avaliado na mesa-redonda “Gênero e diversidade sexual: políticas públicas na educação”.
Serviço
Abertura: 23/08
Horário: 19H
Endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima - Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.
Veja a programação