Notícias
Países de língua portuguesa aprovam Plano Estratégico sobre Igualdade de Gênero
Serão realizados projetos de cooperação que reforçam a condição social da mulher em reconhecimento do seu papel, imprescindível, para o bem estar e desenvolvimento da sociedade
Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram o Plano Estratégico sobre a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, na reunião realizada no final do julho, em Luanda, Angola. O Plano foi elaborado pelos países membros da CPLP e de acordo com a Resolução de Lisboa, aprovada na II Conferência Ministerial de Responsáveis pela Igualdade de Gênero da CPLP, que aconteceu em maio desse ano. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) participou da Conferência e da elaboração do Plano Estratégico.
O documento tem por objetivo promover a implementação de projetos de cooperação específicos que visa reforçar a condição social da mulher, em reconhecimento do seu papel imprescindível para o bem estar e desenvolvimento da sociedade. Pretende também criar um quadro sistemático de intervenção transversal e setorial na área da igualdade e equidade de gênero, passando pelo fomento da educação, da capacitação das mulheres e reconhecimento do trabalho das mulheres nos setores formal e informal da economia.
CPLP - criada em julho de 1996, é composta por oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor-Leste. Em seu estatuto, aprovado na I Cimeira de Chefes de Estado e Chefes de Governo, é definida como ‘o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua, da concertação político-diplomática e cooperação entre os seus membros’, particularmente nos domínios econômico, social, cultural, jurídico, técnico-cientifico e interparlamentar.