Notícias
Aberta a Teia Brasília 2008
No sábado (15/11), SPM media roda de prosa sobre cultura, gênero, raça, etnia, orientação sexual na Tenda da Juventude “Honestino Guimarães, instalada no Complexo Cultural da República
Diferentes pontos de vista, diversidade de pensamentos e manifestações culturais. Essa é a tônica da Teia Brasília 2008, cuja abertura oficial será hoje (13/11), às 19h, em Brasília. A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), participa da solenidade, conduzida pelo ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, que inaugura oficialmente o evento na capital federal.
Na ocasião, Pereira da Viola, artista popular de Minas Gerais, executará o Hino Nacional e, em seguida, um grupo artístico de São Paulo fará uma apresentação da Ópera Macunaíma. O encontro, espalhado no circuito cultural de Brasília, reúne mais de 800 instituições culturais de todas as regiões do País até domingo (16/11).
Cultura e gênero
“Pontos de Cultura - Uma perspectiva de gênero é tema da roda de conversa entre representantes de pontos de cultura com atuação na temática gênero e coordenadoras estaduais de organismos de políticas para as mulheres. No Complexo Cultural da República, a Tenda da Juventude “Honestino Guimarães concentrará neste sábado (15/11), das 9h às 13h, debate no formato roda de prosa sobre gênero, raça, etnia, orientação sexual - questões reveladas na produção cultural de homens e mulheres nas diferentes regiões do País.
Luana Simões e Fábia Oliveira farão a mediação do bate-papo pela SPM. A exposição sobre gênero e cultural pela subsecretária de Planejamento, Lourdes Bandeira, pretende aquecer a conversa entre os participantes. Já as experiências dos pontos de cultura nos estados serão apresentadas por Suely Carvalho e Daniele Siqueira - Ponto de Cultura Cais do Parto (PE), Paulo Afonso Sampaio e Elizoneide Rodrigues Silva - Ponto de Cultura Pé na Taba (AM), Maria Noelci Teixeira Homero e Ariane Cavaleiro da Silva - Ponto de Cultura Maria Mulher (RS), Sérgio Cássio de Souza Nascimento e Vera Verônika - Ponto de Cultura Atitude Jovem (DF) e Érika Silva Assis e Daiana Conceição - Ponto de Cultura Coisa de Mulher (RJ).
Pontos de cultura no País
Desde quarta-feira (12/11), representantes governamentais, movimento social e ativistas culturais participam do 3º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, iniciativa que integra o Programa Cultura Viva, desenvolvido pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (SPPC/MinC).
A programação conta com uma série de manifestações artístico-culturais e espetáculos a serem apresentados pelos Pontos de Cultura e de um cortejo cultural pela Esplanada dos Ministérios, além da realização do II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que este ano debaterá o tema Iguais na Diferença, relacionando Cultura e Direitos Humanos.