Notícias
SPM pede ao CONAR a retirada de anúncio do site Mercado Livre
Na página eletrônica, marido anuncia a venda da própria esposa
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) entrou com representação junto ao Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), na qual pede a imediata advertência e sustação de anúncio publicado no site www.mercadolivre.com.br , com base no artigo 50, alíneas “a e “c do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.
No anúncio, publicado em abril, um homem colocou à venda a própria mulher, com a justificativa: “Vendo minha esposa por razões que prefiro encurtar aqui, dizendo: preciso muito de dinheiro. O texto descreve, em detalhes, supostas características da mulher, de forma ofensiva, preconceituosa e discriminatória.
Na representação, assinada pela ministra Nilcéa Freire, é destacado o papel da Secretaria de reafirmar o compromisso com as mulheres em combater sistematicamente ações que produzam preconceitos, discriminações e violência contra as mulheres.
O anúncio viola o próprio Termo e Condições Gerais da empresa paulista Mercadolivre Atividades de Internet Ltda, que inclui uma lista de produtos cuja oferta, publicação ou venda são proibidos: órgãos e membros humanos, pessoas, sangue, ossos e pele.