Notícias
Parlamento do Mercosul tem apenas 11% de mulheres
A delegação brasileira conta com uma representante, a senadora Marisa Serra
Foi instalado, no dia 7 de maio, em Montevidéu (Uruguai), o Parlamento do Mercosul composto por 72 legisladores indicados pelos quatro países-membros do bloco. Cada país indicou 9 deputados e 9 senadores. Desse total apenas 8 são mulheres (11%). A delegação do Brasil tem apenas uma representante (5,5%), a senadora Marisa Serrano.
A Argentina conta com cinco representantes (27%), uma deputada e quatro senadoras, enquanto que as delegações dos demais países do Mercosul têm uma mulher na composição do Parlamento. A Venezuela participa com direito a voz, mas sem poder votar.
O Parlamento é unicameral terá sede permanente em Montevidéu e sua principal função é facilitar a execução dos acordos regionais entre esses países e zelar por sua efetiva atuação, além de ser um fórum permanente de debate dos problemas que eles enfrentam. O protocolo que constituiu o Parlamento do Mercosul tem 24 artigos que tratam de estrutura, propósitos, competências e princípios da instituição.
A partir de 2014, o Parlamento passará a funcionar com representantes eleitos pelo voto popular, em datas comuns aos quatro Estados-membros.