Notícias
Mulheres são um terço dos novos diplomatas formados pelo Itamaraty
Todas as medalhas concedidas aos destaques da turma de formandos foram conquistadas por mulheres
Na cerimônia de formatura da Turma 2004-2006 do Instituto Rio Branco, nesta quarta-feira (02/05), ocorreram dois fatos inéditos: o número de mulheres formandas chegou a um terço do total e apesar da presença ainda predominante de homens formandos, as quatro medalhas concedidas aos destaques da turma foram conquistadas por mulheres.
As medalhas são dadas na formatura de conclusão do curso aos dois destaques da turma e aos dois primeiros lugares do concurso de ingresso ao Instituto.
O evento, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, foi presidido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e contou com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do ministro das Relações Exteriores e de outras autoridades. Em seu discurso, o ministro Celso Amorim disse “O Itamaraty se abriu para a diversidade.
Maria José Mendes Pinheiro de Vasconcelos, a primeira diplomata brasileira, aprovada em 1918, também foi homenageada, em comemoração ao Dia do Diplomata. Ela só entrou para a carreira por conta de uma ação judicial que foi defendida por Rui Barbosa.