Guia de Orientação para Pessoa Idosa em Situação de Riscos e Desastres
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, tem a responsabilidade de formular políticas públicas que promovam um envelhecimento digno e saudável.
Com esse intuito, desenvolveu-se um Termo de Referência com o objetivo de subsidiar o processo de ações interministeriais para garantia e proteção dos direitos humanos das pessoas idosas diante a situações de riscos e desastres. A consultoria possibilitou a construção de diagnóstico da população idosa residente em áreas de riscos e desastres de modo a fortalecer parcerias para atuação da SNDPI/MDHC nas etapas de prevenção, resposta e recuperação de desastres, com vistas à proteção e promoção dos direitos das pessoas idosas residentes em áreas de riscos e desastres.
Assim, buscando oferecer um material didático consultivo e orientativo na perspectiva da pessoa idosa, em novembro de 2024, a SNDPI/MDHC lançou um Guia de Orientação para Pessoa Idosa em Situação de Riscos e Desastres, produto da referida consultoria, como um recurso importante para situações de emergências que visam garantir a integridade e segurança das pessoas idosas.
O material está organizado em três partes: a primeira aborda conceitos introdutórios sobre o tema; a segunda apresenta orientações para a elaboração de um plano de preparação, identificando riscos e vulnerabilidades que podem afetar a população idosa, além de sugerir medidas de segurança adaptadas às necessidades de cada indivíduo, e; a terceira apresenta os tipos mais comuns de riscos e desastres, oferecendo orientações práticas sobre como agir em cada situação para reduzir os perigos.
Além disso, o Guia destaca a importância de verificar a credibilidade das informações, especialmente nas redes sociais, durante e após desastres.
Acesse a íntegra do Guia de Orientação para Pessoa Idosa em Situação de Riscos e Desastres
Indicação da Unidade Responsável pelo Desenvolvimento e Implementação Executados
Informa-se que a Coordenação-Geral das Políticas de Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade e Discriminação Múltipla desta SNDPI/MDHC é responsável pela implantação e execução do Guia.