Projeto Viva Mais Cidadania Digital
Com o aumento da oferta de serviços governamentais e bancários acessados de forma on-line, é fundamental preparar e empoderar as pessoas idosas para que possam aproveitar essas oportunidades e não correrem riscos de serem vítimas de ações fraudulentas ou de serem excluídas por falta de habilidade na utilização das tecnologias digitais.
Assim, o Projeto Viva Mais Cidadania Digital é uma ação socio-pedagógica de curta duração para promover a educação digital e midiática das pessoas idosas, com o objetivo de capacitá-las para o acesso a serviços digitais, enfrentamento à violência patrimonial e financeira e desenvolvimento de habilidades para análise e participação crítica no ambiente digital.
Esse Projeto tem como objetivo garantir às pessoas idosas o acesso consciente e seguro à tecnologia e ao ambiente digital, por meio da apropriação de conhecimento sobre formas de acesso, equipamentos, navegação em sites e aplicativos, riscos existentes e principais formas de violência financeira e patrimonial do ambiente digital.
Assim, foram mapeadas Universidades Federais e Institutos Federais visando a execução do Projeto em diferentes regiões do País. Até o momento, foram formalizados 2 projetos pilotos, uma parceria com a Universidade de Brasília, que implementará o projeto nas regiões administrativas de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr-do-Sol, no Distrito Federal, e outra com o Instituto Federal do Piauí, que realizará ações em todo o estado e também em Recife/PE.
Destaca-se o Projeto Viva Mais Cidadania Digital foi desenvolvido, também, para alcançar o letramento digital e a educação midiática no público de pessoas idosas, cujo objetivo é garantir às pessoas idosas o acesso consciente e seguro à tecnologia e ao ambiente digital.
Nesse contexto, o projeto propõe o enfrentamento ao discurso de ódio e à desinformação e a prevenção contra a violência financeira e patrimonial no ambiente digital, buscando assegurar que as pessoas idosas possam acessar a tecnologia e o ambiente digital de maneira segura e consciente, por meio da absorção de conhecimentos referente ao acesso e utilização de equipamentos, compreendendo ações como: navegar em sites e aplicativos, identificar riscos e compreender as principais formas de violência financeira e patrimonial.
Indicação da Unidade Responsável pelo Desenvolvimento e Implementação Executados
Informa-se que a Coordenação-Geral das Políticas de Direitos da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade e Discriminação Múltipla desta SNDPI/MDHC é responsável pela implantação e execução do Projeto Viva Mais Cidadania Digital.