Notícias
AVISO DE PAUTA
MDHC promove evento pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e 22 anos da Diversidade Religiosa nesta quarta-feira (21)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, realizará o evento "Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e 22 anos da Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos no Brasil" nesta quarta-feira (21). A atividade será realizada no auditório da Controladoria-Geral da União (CGU) em Brasília (DF), das 14h às 18h.
O evento, organizado em parceria com a Iniciativa das Religiões Unidas (URI) e a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), busca celebrar a inclusão da pauta da diversidade religiosa no âmbito federal, além de promover debates e reflexões sobre a construção histórica das políticas públicas voltadas à liberdade religiosa, à defesa da laicidade do Estado e ao enfrentamento da intolerância religiosa no Brasil.
A cerimônia será aberta ao público e contará com transmissão ao vivo pelo canal do MDHC no YouTube. Veículos de imprensa interessados na cobertura da solenidade deverão se credenciar via formulário.
Exclusivo para a imprensa: credencie-se aqui.
Estarão presentes representantes do poder público, especialistas, lideranças religiosas e integrantes da sociedade civil organizada, qualificando as discussões, fortalecendo o diálogo inter-religioso e evidenciando o compromisso do MDHC com a participação social em sua atuação.
Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
A data celebrada em 21 de janeiro a partir de 2008, foi instituída pela Lei nº 11.635/2007 e remete ao falecimento da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA), vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana.
Mãe Gilda foi acusada de charlatanismo, teve sua casa apedrejada e membros de sua comunidade agredidos. Ela faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, vítima de infarto.
Disque 100
Em 2025, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) recebeu, via Disque 100, 2.723 denúncias de violação em virtude da liberdade de religião ou crença, totalizando 4.424 violações.
De acordo com a coordenadora de Promoção da Liberdade Religiosa, Beatriz Souza de Oliveira, o MDHC monitora continuamente as denúncias registradas, produzindo dados para a articulação interinstitucional, que subsidiam ações de prevenção, promoção da liberdade religiosa e enfrentamento ao racismo religioso.
Para ela, a realização do evento reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a laicidade, o respeito à diversidade e a promoção de uma cultura de paz.
Serviço
Data: 21 de janeiro de 2026 (quarta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório da Controladoria-Geral da União (CGU) - Ed. Multi Brasil, Térreo, SAUS Quadra 05, Asa Sul, Brasília (DF)
Transmissão ao vivo no canal do MDHC no YouTube.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.