Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Programa Computadores para Inclusão beneficia organizações sociais na Paraíba
(Foto: Shizuo Alves/MCom)
Nesta sexta-feira (6), o Programa Computadores para Inclusão do Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) alcançou um marco importante: a formatura de 100 alunos do curso “Catador Digital” na Paraíba e a entrega de computadores para 19 cooperativas de reciclagem de João Pessoa, capital paraibana. No mesmo dia, 81 pessoas idosas receberam certificado de formação no curso “Uso de Smartphone para a Terceira Idade”.
Em outubro de 2025, o MCom e o MDHC firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para levar inclusão digital a comunidades vulneráveis, com foco no Programa Computadores para Inclusão. De acordo com o MCom, o curso “Catador Digital”, que faz parte do programa, tem o objetivo de preparar profissionais da área para o manejo seguro e produtivo de resíduos eletroeletrônicos, alinhando a geração de renda a práticas ambientalmente corretas.
Em razão da parceria, o MDHC encaminha, periodicamente, levantamentos de instituições aptas à instalação de Pontos de Inclusão Digital, além de relatórios anuais sobre as condições dos equipamentos instalados e o número de formados por meio da parceria, incluindo dados como localização geográfica, gênero e raça.
Para Anna Karla da Silva Pereira, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPAD) do MDHC, a entrega de computadores realizada na Paraíba representa um marco importante para a promoção da inclusão digital e o fortalecimento da sociedade civil no estado.:“A ação é um importante resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre o MDHC e o MCom, que possibilitou a indicação de organizações da sociedade civil para participação no programa, ampliando o mapeamento das organizações que atuam em favelas e periferias, assim como o alcance da política pública”.
De acordo com a chefe da ASPAD, a entrega vai muito além do recebimento dos equipamentos, porque reafirma que a inclusão digital envolve também a formação, autonomia e geração de oportunidades: “A ação representa um impacto significativo para a sociedade civil, especialmente por fortalecer organizações locais e reconhecer o papel transformador de suas atividades na vida das pessoas”. Anna destaca ainda que a entrega simboliza a presença concreta do Estado junto às comunidades e organizações de base, “promovendo direitos e reduzindo desigualdades”.
A solenidade do Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC-Brasil), realizada nesta sexta-feira (6), referente à parceria do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do IEC com o Programa Computadores para Inclusão, contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico Siqueira: “Estamos falando de inclusão digital com impacto direto na vida das pessoas. Esse curso valoriza o trabalho dos catadores, amplia oportunidades e mostra que tecnologia e sustentabilidade caminham juntas”, afirmou o ministro.
Na ocasião da assinatura do acordo com o MDHC, o ministro ressaltou a importância da parceria para a seleção das entidades a serem beneficiadas com o trabalho de identificação das áreas com maior carência de acesso à tecnologia e com maior índice de vulnerabilidade social, garantindo uma distribuição equitativa e estratégica dos equipamentos recondicionados.
“Com esse acordo, nós unimos a experiência do MDHC na identificação de demandas sociais e na articulação com a sociedade civil à capacidade do nosso ministério na gestão e destinação de equipamentos recondicionados dentro desse projeto que, desde o seu início, já doou quase 67 mil computadores, promovendo a inclusão digital e, consequentemente, a inclusão social dos públicos mais vulneráveis”, observou o ministro do MCom.
Leia também:
MDHC participa do lançamento da campanha Carnaval sem Racismo, do Ministério da Igualdade Racial
Texto: R.M, com informações do MCom.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.